Em destaque

Inadimplência estaciona no patamar mais elevado

Índice de atrasos nos pagamentos de financiamentos de veículos ficam em 5,4% pelo terceiro mês seguido

São Paulo – Pelo terceiro mês consecutivo a inadimplência nos financiamentos de veículos por pessoas físicas superior a noventa dias ficou no mesmo nível: 5,4%, segundo dados divulgados pelo Banco Central na quarta-feira, 26.

Desde o início do ano os atrasos nos pagamentos de financiamentos de veículos subiram 1,2 ponto porcentual. Em doze meses o avanço foi de 1 ponto. Apesar de ser o maior patamar desde maio de 2023, e não apresentar recuo há quase um ano, a análise de Jamil Ganan, diretor de negócios de varejo do Banco BV, é a de que ela atingiu seu ápice. 

Tanto que, segundo relatou o executivo, os bancos ampliaram a concessão de crédito no último trimestre. A expectativa agora é a de que a partir de março, quando o BC deverá começar a reduzir, ainda que em ritmo lento, a taxa Selic, o crédito fique mais barato e a inadimplência comece a ceder.

A taxa de juros média também pouco variou: ficou em 27,4% em outubro, oscilando 0,1 ponto porcentual com relação ao mês anterior, que já havia apresentado a mesma variação. Desde julho o juro está neste patamar.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco