São Paulo – As vendas de automóveis e comerciais leves no mercado peruano somaram 16,8 mil unidades em novembro, o melhor resultado para o mês nos últimos 13 anos. Na comparação com igual período do ano passado houve crescimento de 32% e de 1,2% sobre outubro, de acordo com os dados divulgados pela AAP, Associação Automotiva do Peru.
No acumulado de janeiro a novembro foram comercializados 168,8 mil unidades, expansão de 21,6% na comparação com iguais meses do ano passado. Caso dezembro siga o ritmo mensal registrado ao longo do ano o mercado encerrará 2025 acima dos 180 mil veículos leves vendidos, de acordo com Alberto Molrisaki, gerente de estudos econômicos e estatísticas da AAP:
“Os resultados de novembro confirmam o forte dinamismo que o mercado vem demonstrando, impulsionado por uma demanda sólida e melhores condições de financiamento”.
As vendas de caminhões, em novembro, chegaram a 1,9 mil unidades, expansão de 36,4% com relação ao mesmo mês de 2024 e queda de 13,6% na comparação com outubro. No acumulado do ano o segmento chegou a 18,8 mil vendas, volume 34,3% maior do que o vendido em idênticos meses do ano passado.
O segmento de ônibus também registrou crescimento em novembro, com 419 unidades, expansão de 43% sobre igual mês do ano passado e alta de 43% na comparação com outubro. No acumulado de onze meses as vendas de ônibus cresceram 35,6%, com 3,6 mil unidades.