Em destaque

Fenabrave observa manutenção da demanda por veículos em janeiro 

Para o presidente da entidade, Arcelio Junior, há procura, mas ainda condicionada ao custo do financiamento e à renda das famílias

São Paulo – As vendas de veículos adentraram 2026 em ritmo semelhante ao do ano passado. Segundo dados da Fenabrave, foram emplacados no primeiro mês 170,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, leve recuo de 0,4% frente a janeiro de 2025, quando 171,1 mil unidades foram comercializadas. O que, para o presidente Arcelio Junior, reforça a resiliência da demanda brasileira por veículos novos, ainda que o ambiente de crédito siga mais restrito em razão dos juros nas alturas.

“O resultado confirma que o setor inicia 2026 com bases consistentes. E mesmo com um dia útil a menos na comparação anual observamos uma manutenção da demanda”.

Ao analisar apenas as vendas de automóveis e comerciais leves, foram emplacados em janeiro 162,4 mil unidades, acréscimo de 1,6% frente ao primeiro mês de 2025. Para Arcelio Junior, assim como na avaliação do mercado como um todo, o comportamento sinaliza que há procura, mas ainda condicionada ao custo do financiamento e à renda das famílias.

Em relação a dezembro, quando foram vendidos 279,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, a retração chegou a 39%, natural neste comparativo, que compete com um período marcado pelo pagamento do décimo-terceiro salário e promoções. Deste montante, 267 mil foram automóveis e comerciais leves, e o porcentual de diminuição nas vendas foi praticamente o mesmo, 39,1%.

Para o presidente da Fenabrave, a retração observada é considerada sazonal e não altera a leitura de estabilidade do segmento no início do ano: “Os veículos leves iniciaram 2026 mantendo o nível de atividade. O mercado segue sensível às condições de financiamento, mas demonstra capacidade de sustentação do volume”.

Vendas de carros eletrificados crescem quase 50%

Ao observar o apetite do consumidor por veículos híbridos e elétricos neste começo de ano, dados mostram que houve crescimento relevante sobre o mesmo mês de 2025. Foram comercializados 19,1 mil automóveis e comerciais leves eletrificados em janeiro, 49,8% acima de igual período no ano passado e 32% abaixo de dezembro. Deste total, 8,2 mil foram 100% a bateria: alta de 122,4% na comparação anual e recuo de 28,6% na mensal.  

“Isto só comprova o aumento da diversidade de modelos no País e a demanda por este tipo de veículo entre os consumidores”, disse o representante da entidade. Com relação aos carros puramente elétricos, afirmou que o segmento tem conquistado resultados consistentes, “mostrando que pode continuar a ter uma boa participação no processo de descarbonização da frota brasileira”.

fiat

Notícias relacionadas

fiat
fiat

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

fiat