AutoData - Produção mantém emprego estável em setembro
Balanço da Anfavea
05/10/2017

Produção mantém emprego estável em setembro

Imagem ilustrativa da notícia: Produção mantém emprego estável em setembro
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

A produção de veículos mantém o ritmo para atingir as projeções que dão conta de 2,7 milhões de unidades este ano segundo a Anfavea, que divulgou os números do setor em setembro na quinta-feira, 5. Nos nove meses do ano foram fabricados 1 milhão 986 mil 654 unidades, alta de 27% no comparativo com o mesmo período do ano passado. O que puxou o desempenho foram novamente as exportações, cujo volume no acumulado do ano bateu mais um recorde este ano.

 

Rogelio Golfarb, vice-presidente da Anfavea, disse que com as exportações em alta e os licenciamentos mantendo um ritmo médio maior que nove mil unidades por dia, como vem acontecendo desde agosto, a tendência é que o mercado atenda às expectativas das fabricantes: “Nossa estimativa é de uma produção de veículos de 2,6 milhões a 2,8 milhões de unidades. Isso vai nos levar a reduzir a ociosidade na indústria. Deveremos chegar a um nível menor que 50%. Hoje, estamos em 52% de ociosidade. Mas, o volume de caminhões e ônibus ainda é preocupante”. Em média, as fabricantes de veículos pesados produzem cerca de 30% de sua capacidade.

 

Em setembro, a produção também cresceu com relação ao mesmo mês do ano passado. Foram fabricadas 236 mil 944 unidades ante 170 mil 304 veículos em setembro de 2016: “Na comparação 2016 o desempenho das fábricas foi melhor porque voltou a confiança do consumidor, e o momento se mostra propício à aquisição de veículos novos, sobretudo os de entrada e lançamentos”.

 

No mês passado, de acordo com os dados, os estoques somaram 224,1 mil unidades, o que equivale a 34 dias de vendas. Com esse volume, Golfarb disse que “o mercado está em um bom nível, os estoques estão normalizados e não há nenhum tipo de preocupação com relação a isto”. O executivo também destacou a reintegração de funcionários que estavam em lay-off ou participando de PSE, Programa Seguro Emprego:

 

“A demanda crescente nos permitiu trazer para as fábricas os funcionários que estavam afastados. É importante porque demonstra estabilidade do emprego no setor”. O nível de emprego na indústria em setembro se manteve estável na comparação com o de agosto: são 126,3 mil funcionários produzindo no setor, apontam os dados mais recentes da Anfavea, o maior nível desde julho do ano passado. O número de pessoas em lay-off foi reduzido de 3 mil 432 para 2 mil 964 de agosto para setembro, e o de trabalhadores no PSE de 2 mil 888 para 2 mil 867.

 

Na projeção revisada, a Anfavea espera produzir 2,7 milhões de veículos em 2017, o que representaria aumento de mais de 25% sobre o total fabricado no ano passado, que foi de 2,15 milhões. O volume esperado pela entidade também será maior que a média de produção dos últimos 10 anos, 2,3 milhões.

 

Foto: Divulgação