Mercedes-Benz vende 100 caminhões para a Nutrymax Alimentos

São Paulo – A Mercedes-Benz vendeu cem caminhões para a Nutrymax Alimentos, transportadora que opera no segmento de transportes de alimentos e está renovando parte da sua frota. O lote é formado por noventa unidades do caminhão leve Accelo 1017 e dez unidades dos modelos semipesados e pesados Atego 2429 6×2 e Actros 2548, respectivamente

Os veículos foram vendidos pelo concessionário Rio Diesel, de Nova Iguaçu, RJ. A empresa usará os veículos na sua operação de distribuição de alimentos nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

VW Caminhões e Ônibus fornece 45 caminhões para o Corpo de Bombeiros

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu licitação e forneceu 45 caminhões ao Corpo de Bombeiros. O lote é composto por três modelos e foi entregue em dois estados do País, por meio de dois concessionários: Dibracam, de São Paulo, e RF Caminhões, de Santa Catarina.

No Estado de São Paulo foram entregues cinco caminhões do modelo Delivery 4×4 e dez unidades do VW Constellation 18.230. Outras 30 unidades do Constellation 18.260 4×2 com transmissão automática foram entregues ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Startup brasileira é reconhecida em premiação da Stellantis

São Paulo – A Stellantis reconheceu seis startups parceiras e duas apoiadas pelo seu fundo de capital de risco na quarta edição do Venture Awards. Uma das startups premiadas foi a brasileira Trashin, especializada na gestão sustentável de resíduos, economia circular e logística reversa, que potencializa as oportunidades para remanufatura e reciclagem de materiais descartados.

A premiação ressalta inovações consideradas arrojadas pela montadora e colaborações de alto impacto que ajudam a moldar o futuro da mobilidade e geram valor significativo para os clientes. Veja abaixo todas as startups premiadas separadas em três categorias:

Care

Netzero, França – Atua em regiões tropicais com foco na ampliação da produção de biochar, solução que remove carbono da atmosfera ao combinar recursos naturais e tecnologia.

Trashin, Brasil – Especializada na gestão sustentável de resíduos, economia circular e logística reversa, que potencializa as oportunidades para remanufatura e reciclagem de materiais descartados.

Tech

Ample, Estados Unidos – Desenvolveu um sistema modular de troca de baterias drop-in, que permite recargas completas em menos de 5 minutos, oferecendo uma solução de energia rápida, prática e econômica. 

Hive Power, Suiça – Criou a plataforma de otimização Flexo, que foi testada pela Stellantis e agrega veículos elétricos para aplicações de usinas de energia virtuais, criando oportunidades de receita para as frotas corporativas.

HMDrive, Itália – Redefine a experiência de condução com o uso da realidade aumentada, por meio de algoritmos de rastreamento patenteados, aliados a óculos AR transparentes, tornando a direção mais eficaz e segura, independente do veículo ou do perfil do motorista.

Value

Dexory, Reino Unido – Usa robótica autônoma e plataforma baseada em IA para criar um gêmeo digital em tempo real das operações logísticas, permitindo o rastreamento em tempo real, detecção de alterações e a geração de melhorias que podem otimizar a operação.

Cloud Ace, Japão – Provedor global de serviços gerenciados que impulsiona a transformação digital para empresas no mundo todo, utilizando plataformas em nuvem.

Gomecano, França – Oferece serviço móvel de reparo sob demanda, com mecânicos confiáveis e certificados que são enviados até os clientes, reduzindo o tempo do veículo parado e elevando a conveniência.

Daimler Truck e Grupo Volvo criam a joint venture Coretura AB

São Paulo – A Daimler Truck e o Grupo Volvo juntaram forças e criaram a joint venture Coretura AB. O objetivo é estabelecer novo padrão na indústria de veículos comerciais a partir do lançamento de plataforma de veículos definidos por software.

A Coretura informou que permitirá que a Daimler Truck, o Grupo Volvo e outros futuros clientes forneçam aplicativos digitais autônomos e diferenciados para seus produtos. O plano é seguir abordagem de codesenvolvimento colaborativo para lançar seus primeiros produtos em veículos até o fim da década.

Sediada em Gotemburgo, Suécia, a joint venture abriu as portas no início de junho, com cinquenta funcionários. Com gestão executiva de quatro integrantes, dois de cada acionista, a cadeira de CEO ficou com Johan Lundén, que no Grupo Volvo respondia pela área de planejamento estratégico de produtos, projetos e gestão de inovação.

Suas atividades também incluem a especificação e aquisição de unidades de controle centralizadas de alto desempenho em escala, dedicadas a veículos comerciais e capazes de lidar com grandes volumes de dados. O que permitirá a dissociação dos ciclos de desenvolvimento de software e hardware, a fim de que clientes finais adquiram e atualizem aplicativos digitais sem fio pelo ar. 

A Daimler Truck e o Grupo Volvo permanecerão concorrentes e continuarão a diferenciar sua gama de produtos e serviços, incluindo suas respectivas soluções digitais.

Brasil amplia acordo automotivo com a Argentina

São Paulo – O presidente em exercício Geraldo Alckmin assinou na terça-feira, 17, decreto que amplia o acordo automotivo do Brasil com a Argentina. Segundo o MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do qual Alckmin também é titular, a nova regra facilita as condições de acesso para ônibus, vans e caminhões de até 5 toneladas em ambos os mercados.

O decreto também mexe com as regras as tarifas de importação de autopeças que não são produzidas na região. Elas serão zeradas e as empresas obrigadas a investir 2% do valor das importações em pesquisa e inovação, ou em programas industriais com foco no setor automotivo.

A lista será constantemente revista e atualizada, de acordo com o decreto.

Hyundai anuncia Lauro Gonçalves como diretor de P&D

São Paulo – A Hyundai anunciou a contratação de Lauro Gonçalves como seu novo diretor de Pesquisa & Desenvolvimento para a operação nacional. O executivo será responsável pelos laboratórios do centro de P&D em Piracicaba, SP, o único da marca no Hemisfério Sul, e por equipe composta por cerca de cem engenheiros. Ele se reportará diretamente ao COO para o Brasil e às Américas Central e do Sul, Marcos Oliveira.

Com mais de três décadas de experiência no setor, com passagens por General Motors e Honda, Gonçalves é formado em desenho industrial com habilitação em projeto de produto pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Tem MBA em gestão empresarial pela FGV e especializações internacionais, como a de aerodinâmica veicular pela ALE, Universidade de Stuttgart.

Brasil segue rota de crescimento em uma Nissan em reorganização

Mogi das Cruzes, SP – A operação brasileira da Nissan trafega em sentido oposto ao da global. Enquanto a ordem, lá fora, é cortar custos e readequar volumes produtivos, por aqui a perspectiva é crescer a produção em Resende, RJ, e adicionar novos modelos às linhas de montagem. O plano de R$ 2,8 bilhões em investimentos até o fim do ano fiscal de 2026 segue firme e inalterado. Nos próximos dias chega às revendas a nova geração do Kicks e em mais alguns meses o novo SUV, ainda cercado de mistério, deverá entrar em produção.

“Na Nissan enxergamos o Brasil como uma grande oportunidade”, disse Christian Meunier, chairman da Nissan Américas, ao comentar sobre o plano Re:Nissan a um grupo de jornalistas. “O desempenho aqui está bom, no México estamos indo bem e na América do Norte estamos em recuperação. O que precisamos, globalmente, é reduzir os custos, fixos e variáveis, para que a Nissan se adeque ao seu tamanho.”

Na divisão Américas, a maior da Nissan, responsável por 45% das vendas globais, em torno de 1,5 milhão de unidades, e com mais peso em termos de receita, o objetivo é reduzir US$ 1 bilhão em custos fixos e US$ 1 bilhão em variáveis no ano fiscal de 2025, iniciado em março. O encerramento da operação fabril na Argentina, com a transferência da produção da Frontier para o México, e o fechamento do escritório da Nissan no Rio de Janeiro, RJ, são dois exemplos de cortes de custos fixos na América do Sul. Meunier não entrou em pormenores, mas as ações mais robustas deverão ocorrer na América do Norte.

“Precisamos voltar ao básico. Engajar funcionários e concessionários, especialmente nos Estados Unidos. Aguardem os resultados: faremos a Nissan voar.”

No Brasil a expectativa é reduzir custos ganhando escala. Na fábrica de Resende, que produz o Kicks Play e o Kicks, para Brasil, Argentina e Paraguai, quatrocentos trabalhadores estão sendo incorporados para elevar de 24 para 32 veículos por hora a cadência produtiva.

Guy Rodriguez, presidente da Nissan América Latina, disse que o plano de ampliação terminará quando o segundo SUV, que terá produção exclusiva no Brasil e será exportado para mais de vinte países, incluindo o México, entrar em linha. E deixou escapar: será no ano fiscal atual, ou seja, até o fim de março de 2026.

Tarifas

Questionado sobre o vai e vem de tarifas aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Meunier, que liderou a operação brasileira da Nissan de 2010 a 2012, brincou: “Sou muito bem treinado nesta questão de tarifas, porque eu estive no Brasil”.

Disse o chairman da Nissan Américas que este movimento em nada afeta o Brasil e que pouco deverá mudar com relação ao México, local que abastece o mercado estadunidense com os veículos de entrada, como Kicks Play, Kicks, Versa e Sentra:

“Manteremos a produção no México, onde somos a empresa que mais vende produto local, e buscaremos ampliar os volumes nos Estados Unidos”.

Não há planos de transferir produtos de fábricas de um país para o outro – e Meunier acrescentou que são movimentos que demandam um prazo mínimo de um ano e meio. E insistiu: “Não há efeitos das tarifas dos Estados Unidos no Brasil”.

Trabalhadores da Mercedes-Benz aprovam acordo salarial por dois anos

São Paulo – Os cerca de 6 mil trabalhadores da linha de produção da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP, aprovaram em assembleias realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na terça-feira, 17, acordo salarial coletivo válido por dois anos, com o objetivo de garantir maior previsibilidade.

Para este ano o reajuste salarial será de 7%, sendo 5,3% referentes ao INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, acumulado nos doze meses terminados em maio, mais 1,6% de aumento real, retroativos a 1º de maio, data-base dos operários da empresa. Em 2026 serão aplicados a reposição da inflação além de 1% de ganho real.

O vale-alimentação será corrigido em 16,6% em 2025, retroativo a 1º de maio e, a partir do quinto mês do ano que vem, será injetado novo reajuste neste mesmo porcentual. As cláusulas sociais também foram renovadas.

Sérgio Habib é denunciado por discriminação contra pessoas com deficiência

São Paulo – Sérgio Habib, dono do Grupo SHC e presidente da Jac no Brasil, deverá responder por crime de discriminação contra pessoas com deficiência. Uma denúncia foi entregue à Justiça de São Paulo pela promotora Natália Rosalem Cardoso, do Gecradi, Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância, em 5 de junho, segundo o MPSP, Ministério Público do Estado de São Paulo.

A denúncia tem como base uma declaração de Habib durante o podcast Primocast, em 13 de maio de 2024. Na ocasião ele sugeriu que o governo acabasse de forma silenciosa com as vantagens fiscais para pessoas com deficiência para que a indústria pudesse reduzir o preço dos carros:

“O governo deveria acabar com o deficiente no Brasil e a indústria reduzir em 5% o preço dos carros. Nós vendemos carro para deficiente mas as pessoas que compram são gente como a gente: ele é surdo de um ouvido e compra carro PcD. Isso é uma vergonha”.

Segundo a promotora, a fala configura o uso de meios de comunicação para praticar discriminação. O estatuto da Pessoa com Deficiência prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, mais multa. Na denúncia a promotora solicitou que a Justiça estabeleça indenização mínima de vinte salários mínimos para reparação dos danos morais coletivos causados por Habib.

Em nota oficial o empresário disse que o tema do podcast era o preço dos veículos, as tributações e a isenção de impostos para PcD e, quando ele disse para acabar com os deficientes físicos, ele se referia ao fim da isenção, e não com as pessoas portadores de deficiência:

“No processo mencionado ainda não houve a citação para apresentação das respectivas defesas processuais”, afirmou a nota, “que esclarecerão que as falas foram direcionadas exclusivamente aos impostos desta categoria de veículos. Inclusive, em caso análogo derivado desta mesma entrevista, o Ministério Público do Rio de Janeiro já promoveu o arquivamento de outro inquérito por entender que não houve qualquer prática de crime, uma vez que as falas pinçadas do contexto se referiam exclusivamente aos impostos dos veículos PCDs, e não às pessoas”.

Locadoras puxam vendas de veículos na primeira quinzena

São Paulo – Durante os quinze dias iniciais de junho foram emplacados 96,9 mil automóveis e comerciais leves, avanço de 4,5% comparado ao do mesmo período do ano passado, em que foram vendidos 92,8 mil unidades, e aumento de 2,9% frente às duas primeiras semanas de maio, com 94,2 mil unidades.

Em dez dias úteis foram emplacados, em média, 9,7 mil automóveis e comerciais leves por dia. No ano passado o número havia sido, aproximadamente, 9,3 mil unidades diárias.

Os dados, obtidos a partir de levantamento da Bright Consulting, indicam que a venda direta foi a responsável pelo crescimento: respondeu por 52,7% dos emplacamentos, a maior participação observada no ano. Em maio o porcentual foi de 50% e, em junho de 2024, 43,5%.

Por sua vez as vendas nos showroons, fundamentais para a rentabilidade das redes de concessionários, apresentaram recuo em sua participação durante as duas semanas iniciais de junho, de 50% para 47,3%.

“Os dados mostram avanço consistente nas operações com frotistas, locadoras e clientes corporativos, que vêm impulsionando o mercado em 2025, com média acumulada de 46,1% no ano, contra 42,1% em 2024”, informou o documento da Bright.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano somado à quinzena de junho o mercado registrou 1 milhão 24 mil veículos leves emplacado, 6% acima dos 966,3 mil de igual período do ano passado.

Por marcas

No ranking por marcas o destaque foi a Volkswagen, que avançou 3,5 pontos porcentuais e sua fatia passou de 16,4% para 19,9%, com 19,2 mil unidades – ainda assim manteve-se na segunda colocação na quinzena. A líder Fiat perdeu 0,7 ponto porcentual, mas assegurou sua posição, com market share de 20,7% e 20 mil veículos vendidos. Para fechar o pódio a Chevrolet comercializou 10,2 mil unidades e respondeu por 10,6% do total.

Na quarta posição vem a Hyundai, com 9,4 mil emplacamentos e participação de 9,7%. E, na quinta colocação, a Toyota, que vendeu 7,4 mil unidades ficou com fatia de 7,7%.

Eletrificados continuam ampliando presença

As vendas de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos na quinzena somaram 8,8 mil unidades, 36% acima do mesmo período em junho do ano passado, 6,5 mil veículos, e 1,1% além das 8,7 mil unidades das duas semanas iniciais de maio. Os eletrificados representaram 9,2% do comércio do período.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025 mais a quinzena o crescimento é de 40,7% quando se compara os 99,3 mil eletrificados emplacados contra os 70,5 mil em igual período de 2024. A participação subiu de 7,3% para 9,7% neste período.