A Jaguar Land Rover inaugurou na terça-feira, 14, sua primeira fábrica nas Américas – e também a pioneira em voo solo fora do Reino Unido. A unidade de Itatiaia, na região sul-fluminense, consumiu R$ 750 milhões em investimentos e começou a enviar para a rede Land Rover os primeiros Range Rover Evoque nacionais. Os carros são montados também na Índia e China, mas por meio de joint venture. No mercado indiano a linha fica dentro de uma unidade industrial da Tata Motors, sua controladora. Na China a parceria é com a Chery.
Com capacidade para produzir até 24 mil unidades em dois turnos, a fábrica brasileira começa a operar com o objetivo de alcançar a metade disso. Sem precisar data, Frank Wittemann, presidente da JLR, estima chegar lá no “médio prazo”, embora um pouco depois do inicialmente imaginado. “Esperávamos chegar ao topo do primeiro turno mais rápido, mas estamos confiantes de que o mercado retome logo.”
O projeto da planta fluminense englobou série de projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para melhorar o ecossistema do entorno. A JLR pretende obter o certificado LEED de sustentabilidade e ser a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo.
A produção em Itatiaia começou no ritmo de um carro por hora – quando alcançar o topo, serão nove unidades a cada sessenta minutos. O sistema de produção é o SKD: até a carroceria é importada e chega armada e pintada, necessitando uma desmontagem logo no início da linha.
Alguns itens já são nacionais, como os vidros Pilkington, os bancos Johnson Controls e as baterias e sistemas de exaustão. A vizinha Benteler, instalada em Porto Real, RJ, entrega também conjunto montado de chassi, motor e transmissão, porém, com grande quantidade de componentes importados.
Tudo atende às exigências do Inovar-Auto, um dos principais motivadores da chegada da JLR ao Brasil. Mas não o único, de acordo com Wolfgang Stadler, diretor global de manufatura da companhia e um dos executivos presentes à cerimônia de inauguração:
“A Jaguar Land Rover acredita que a produção deve seguir os mercados. E o Brasil é o segundo mais importante das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos”.
A empresa é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos premium, respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento, ressalta a JLR. O segmento premium, no entanto, tem ainda tímida participação aqui, da ordem de 2,5% do mercado nacional de automóveis, enquanto em mercados maduros essa relação beira os 10%.
No ano passado a companhia vendeu em torno de 10 mil unidades no mercado interno, somadas as duas marcas. O objetivo deste ano é pelo menos igualar esse resultado e voltar a crescer a partir de 2017. De janeiro a maio a empresa negociou 3 mil 69 veículos Land Rover e 283 unidades Jaguar.
Stadler minimizou os efeitos da situação econômica do País e disse que a fábrica foi pensada no longo prazo. De fato está claro que a JLR não poupou no projeto: há muito espaço dentro dos galpões, onde podem ser colocadas mais uma ou duas linhas no futuro sem grandes necessidades de readequação.
Além do Evoque, que já está chegando às revendas ainda este mês, será produzido em Itatiaia o Range Rover Sport, com início programado para as próximas semanas. Esses dois modelos respondem por 70% das vendas no Brasil.
Stadler, porém, garantiu que não há outros modelos planejados para a fábrica no curto prazo. Não deixaria de ser uma alteração de plano, já que a fabricação do sedã Jaguar XE era tida como certa, segundo apurou a Agência AutoData
Exportar também está momentaneamente fora dos planos, assegura Stadler: “Não descartamos no futuro, mas atualmente não há estudos a respeito”.
A planta também inclui o primeiro centro educacional da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que manterá série de atividades em salas de aulas para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. “Esse centro é apenas um passo que estamos dando para entregar programas educacionais interessantes a crianças de diversas idades. A nossa ambição é incentivá-los a considerar uma carreira na indústria automotiva no futuro”.
O novo centro educacional é coordenado em parceria com o Senai e oferecerá programas de educação para crianças de 5 e 18 anos. Os cursos são voltados para áreas como engenharia, manufatura e outras atividades relacionadas ao setor automotivo.
Fora da matriz – A empresa também criou o programa Inspirando os Trabalhadores de Amanhã no ano passado e, dos mais de cem alunos que já completaram o curso, doze foram contratados na nova fábrica. O programa oferece experiência de trabalho, formação e qualificações de empregabilidade para pessoas desempregadas. É o primeiro projeto do gênero que a empresa adota fora de sua matriz, no Reino Unido.
Ainda como parte das comemorações que marcam a inauguração da unidade de Itatiaia, a Jaguar Land Rover promoverá uma expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na planta. Os dois modelos percorrerão, pelo chamado programa My Land, milhares de quilômetros pelo País.