A Mercedes-Benz do Brasil comemora a liderança no segmento de ônibus urbano com a venda de cinquenta unidades do chassi superarticulado 0 500 MDA para operadores do sistema BRT, Bus Rapid Transit, do Rio Janeiro. Agora já são 68 veículos negociados nos últimos seis meses. Os ônibus serão utilizados nos corredores Transoeste, Transcarioca e no Transolímpico, que será inaugurado em julho.
De acordo com Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, com esse novo negócio já são 271 ônibus da marca, dentre superarticulados, articulados e padrons, que estarão em circulação no sistema BRT carioca. “São produtos que asseguram melhoria da qualidade do transporte e da mobilidade urbana para população, turistas e o grande número de pessoas atraídas por eventos esportivos na cidade”, diz o executivo.
Barbosa afirma que, apesar da crise no mercado de ônibus, com queda de cerca de 45 45% no acumulado dos primeiros cinco meses com relação ao mesmo período de 2015, a Mercedes-Benz está conseguindo ampliar participação no segmento. O market share da empresa, da ordem de 44,1% em 2013, subiu para 52,5% no ano passado e está em 55,3% no acumulado deste ano – 56% nos rodoviários e 71,6% nos urbanos. No Rio de Janeiro, em particular, a presença da marca é ainda mais expressiva, com participação nos urbanos de 80%.
Segundo Barbosa, o superarticulado O 500 MDA é uma solução inovadora desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da empresa, localizado na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, centro mundial de competência da Daimler para chassis de ônibus.”O O 500 vem se consolidando cada vez mais como solução eficaz e rentável para o transporte coletivo de massa em sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas”, comenta Barbosa. “Com 23 metros de comprimento, quatro eixos e 4º eixo direcional, o superarticulado facilita manobras, assegurando conforto e segurança para o motorista e usuários.”
Dependendo do modelo e da configuração interna o 0 500 oferece capacidade superior a duzentos passageiros. “É um produto que oferece alta capacidade de transporte com baixo custo operacional, atuando com eficiência tanto no pico quanto no entrepico da demanda de passageiros.”
Para divulgar a venda dessa meia centena de seu superarticulado a Mercedes-Benz promoveu encontro com a imprensa na linha Transolímpica, ainda a ser inaugurada, e no Centro de Operações do Sistema BRT no Rio de e Janeiro. Apesar das obras ainda em curso, os responsáveis pelo novo corredor garantem que será inaugurado até o fim de julho, antes portanto da abertura dos Jogo Olímpicos, em 5 de agosto.
A parceria da empresa com o sistema BRT do Rio de Janeiro vem desde 2012, quando o primeiro corredor – o Transoeste – entrou em operação. “Temos acompanhado o crescimento do sistema e as novas demandas da população, conhecendo de perto as reais necessidades dos usuários, o que é uma referência muito importante para nossos futuros desenvolvimentos”, diz Barbosa, que recorda que o superarticulado O 500 já circula também nos principais sistemas de transporte coletivo urbano de grandes regiões metropolitanas, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.
“Tanto no BRT, como em sistemas por corredores ou faixas exclusivas, nossa participação é extremamente expressiva. No primeiro quadrimestre de 2016 chegou a 70% nos urbanos”, reforça Barbosa. “Só nos últimos três anos vendemos 1 mil unidades do superarticulado, sendo 90% para a cidade de São Paulo.”
