
Produzido no México desde março, o Nissan Kicks será vendido no Brasil a partir de 5 agosto, dia da abertura dos Jogos Olímpicos 2016. Sua produção em Resende, RJ, só será iniciada no primeiro trimestre de 2017, conforme revelou José Luis Valls, vice-presidente sênior da Nissan para a América Latina, na apresentação oficial do novo SUV compacto da marca na segunda-feira, 2, no Rio de Janeiro.
“Nossa meta é vender de 2,5 mil a 3 mil unidades/mês do novo modelo”, comentou Valls, dizendo acreditar que o Kicks representará vendas adicionais para a Nissan no País. “Mundialmente somos muito forte no segmento de crossovers e seu lançamento no Brasil certamente atrairá novos consumidores para a marca, pois não temos nenhum produto do gênero por aqui.”
Apesar de produzido no México, o Kicks terá lançamento mundial no Brasil em julho, um mês antes do início das suas vendas. O presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, disse que a empresa optou por fabricá-lo primeiro em Aguascalientes por ser uma fábrica mais antiga e considerada referência para a companhia: “Uma das nossas características é a obsessão por qualidade. Nossa fábrica de Resende tem apenas dois anos, enquanto a mexicana já completou setenta”.
Dossa garantiu, no entanto, que dentro do ano fiscal 2016, que termina em março do ano que vem, o modelo já estará sendo produzindo no Brasil, com o mesmo padrão e preço do que vem agora do México. Lembrou, ainda, que o Complexo Industrial de Resende recebe investimento de R$ 750 milhões, ou US$ 192 milhões, para receber o projeto. Com o novo produto e o lançamento em junho de versões do March e Versa com câmbio CVT [transmissão continuamente variável], a Nissan quer ampliar vendas e participação de mercado este ano no Brasil.
Sem revelar a meta de emplacamentos, Dossa disse que a Nissan almeja market share de pelo menos 3%, ante os 2,6% do ano passado. Segundo José Luis Valls, a empresa acredita que o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves encerrará o ano na faixa de 2 milhões a 2,1 milhões de unidades. Se chegar nos 3%, portanto, a Nissan venderá em torno de 60 mil a 63 mil veículos. Valls lembrou que o segmento de SUVs é o que mais cresce no mundo e também no Brasil: “Nos últimos cinco anos a venda de crossovers no mercado brasileiro teve alta de 200%”.
Após ser mostrado para a imprensa na segunda-feira, 2, o novo SUV compacto da Nissan foi apresentado ao público na terça-feira, 3, em Brasília, no primeiro dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que é patrocinado pela montadora. Carro oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Kicks também é o carro comando do revezamento e rodará 95 dias por todo o Brasil acompanhando de perto os condutores da tocha. De acordo com Dossa, a produção do modelo no México até agosto, quando terá vendas iniciadas no Brasil, será de 11 mil unidades.
Exportação – As exportações do Kicks para países da América Latina será iniciada ainda este ano a partir das operações mexicanas. Mas assim que sua produção for iniciada em Resende o Brasil também passará a exportar o modelo. “Em um primeiro momento as duas fábricas vão abastecer a região. Mas a ideia no futuro é fazer do Brasil a base de exportação para todos os países abaixo do México”, informou José Luis Valls, adiantando ainda que futuramente outras parte dos mundo receberão o modelo, totalizando oitenta mercados.
A versão final de produção do Kicks, segundo os executivos da montadora, manteve o mesmo design conceitual do Kicks Concept, visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014. O modelo é resultado de um trabalho conjunto das equipes do NDA, Nissan Design América, em San Diego, Estados Unidos, e do estúdio satélite da Nissan, o NDA-R, Nissan Design América – Rio , com a coordenação do Centro Mundial de Design da Nissan, no Japão.
O Kicks chega ao mercado brasileiro com motor flex 1.6. Esteticamente incorpora a grade frontal V-motion, faróis dianteiros e traseiros em formato de bumerangue e o teto flutuante que dá a impressão de estender o para-brisa até o fim dos vidros laterais. Dentre as tecnologias oferecidas pelo Kicks, os executivos da Nissan destacaram o Around View Monitor [monitor com visão 360°] e o Moving Object Detection [detecção de objetos em movimento], que se utilizam de quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e alertar ao condutor no caso de qualquer perigo que tenha passado despercebido.
Esta é a primeira vez, segundo Valls, que um veículo é oferecido nesse segmento do mercado brasileiro com tais dispositivos. O Kicks tem 4m295 de comprimento, 1m760 de largura e 1m590 mde altura. Seu entre-eixos é de 2m610 e sua distância do solo, segundo a fabricante, é de 200 mm.