Com número recorde de lançamentos e crescimento de 40% nas vendas, 2023 vai ficar marcado na história da Ford como o ano de consolidação do seu novo modelo de negócio na região
Quando a Ford anunciou reestruturação das operações no Brasil, em 2021, muitos duvidaram do acerto dessa estratégia. O cenário hoje é totalmente diferente. Com número recorde de lançamentos de produtos, todos bem recebidos pelo mercado, e crescimento de 40% nas vendas, em contraste com os 9% registrados pela indústria no mesmo período, 2023 foi o ano em que a empresa consolidou o seu novo modelo de negócio na região.
Como se diz, a página foi virada. E poucas vezes se viu, em espaço tão curto de tempo, um case de tanto sucesso de recuperação de imagem corporativa. As conversas do público a respeito da empresa agora giram em torno da linha renovada de veículos, não raro com elogios empolgados. “O consumidor hoje entende o que é a nova Ford. Uma marca de produtos diferenciados, com tíquete médio alto e um conteúdo de qualidade e inovação que entrega o ‘value for money’ esperado”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “Entramos agora numa nova fase, em que a palavra chave é a diferenciação da marca.”
Em 2023, a Ford somou nove lançamentos nos segmentos de picapes, SUVs, ícones de performance e veículos comerciais, que formam os pilares do seu negócio. Em 2024, a proposta é ampliar o portfólio com novos produtos e continuar a crescer na casa de dois dígitos.
No segmento de picapes a F-150 foi um dos lançamentos mais esperados, com as 500 unidades da pré-venda esgotadas em questão de minutos. A Maverick Hybrid tornou-se a primeira picape híbrida do Brasil. E a nova geração da Ranger redefiniu o segmento de picapes médias, elevando em 38% o volume de vendas da linha no ano em apenas alguns meses. Outra novidade foi a Ranger Raptor, que inaugurou o segmento de picapes esportivas de alto desempenho no Brasil.
No segmento de SUVs, o Territory totalmente novo surpreendeu com uma grande evolução em todos os quesitos e foco no custo-benefício para se destacar da concorrência. O Mustang Mach-E, primeiro veículo elétrico da marca no país, foi outro marco que contribuiu para transformar a imagem da Ford aos olhos do consumidor, com conteúdo inédito de tecnologia. No setor de veículos comerciais, a Ford Pro introduziu três novos produtos: a Transit Automática, pioneira no segmento, a Transit Chassi e as versões de trabalho da Ranger, além de desenvolver um programa de teste da elétrica E-Transit com grandes frotistas.
A área de engenharia continuou a ter uma atuação forte na empresa, com mais de 1.500 especialistas trabalhando no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford, com unidades em Camaçari e Salvador, na Bahia, e Tatuí, em São Paulo. Esse time hoje dedica 85% do seu tempo a projetos globais e é responsável por cerca de 35% das tecnologias presentes nos carros da Ford no mundo.
A marca aposta também na conectividade para oferecer uma experiência diferenciada aos clientes, incluindo agendamento de serviços online e várias formas de interação com o veículo por meio do aplicativo FordPass. Entre outros indicadores, em 2023 a ativação do modem dos seus veículos conectados cresceu de 70% para 81% e as reservas de serviço online triplicaram, para 16%.