Todo carro tem uma história. Ao nos lembrarmos da infância, vez ou outra surge a imagem de um modelo antigo. Há aquele automóvel que nos acompanhou nas aventuras da adolescência, ou o carro que era o fiel companheiro no trajeto casa-faculdade-trabalho. Existem aqueles que superam obstáculos fora de estrada, suportam intempéries ou se enchem de areia nas viagens de férias.
A General Motors comemorou essa semana a marca de 500 milhões de veículos produzidos globalmente desde 1908, sua fundação. Entram na conta os automóveis, comerciais leves e caminhões de todas as marcas da companhia – Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling – que saíram de fábricas de trinta países.
São 500 milhões de histórias diferentes, mais de 14,5 milhões aqui no Brasil, o terceiro principal mercado da companhia no mundo. O Chevrolet mais produzido aqui foi a família Corsa, com mais de 3 milhões de unidades, seguido pelo Celta, com 1,8 milhão de unidades, e o Chevette, que rendeu 1,4 milhão de histórias.
Para comemorar o marco a GM América do Sul criou um concurso em que os clientes enviaram à companhia as suas histórias com um Chevrolet. Dentre as centenas de cartas recebidas e analisadas pela comissão julgadora, a escolhida foi a de um brasileiro. Ou melhor: um casal brasileiro, seus dois filhos e uma S10.
Amandio Palhares e Joselle Pinheiro equiparam a caçamba da sua picape com um camper da Duaron e viajaram de Goiânia, GO, até o Alaska, nos Estados Unidos, fronteira com o Canadá, com o motorhome adaptado. Foram mais de 65 mil quilômetros, somando a viagem de ida com a de volta, percorrendo dezesseis países.
“A S10 virou a nossa casa. A gente comia e dormia lá dentro”, conta Palhares. Na área interna de cerca de 6,5 metros quadrados havia camas, banheiro com sanitário e chuveiro com água aquecida e uma pequena cozinha com fogão e geladeira. “Não tivemos sequer um pneu furado durante todo o trajeto.”
O casal criou um site para documentar a viagem: www.viajandonos4x4.com.br. Lá foram reunidas fotos, vídeos e relatos da aventura da família, que durou nove meses.
Como prêmio pela seleção de sua história, Palhares e Pinheiro participaram cerimônia na sede da Abrac, a associação dos concessionários da marca em São Paulo, na segunda-feira, 4. Os dois receberam do presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila, um Cruze Sedan 2015 0 KM, além de um cheque em branco que simboliza o patrocínio da companhia para a próxima aventura da família – que pretende cruzar a África, Europa e Ásia e chegar à Oceania.
Com a mesma S10. “Perguntaram-nos por quanto venderíamos a picape, mas ela não tem valor financeiro, e sim sentimental.”
A história continua. E milhares começam todos os dias, nas centenas de fábricas e milhões de concessionárias espalhadas pelo mundo.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias