AutoData - Robotização amplia produtividade da Autometal
16/02/2018

Robotização amplia produtividade da Autometal

Imagem ilustrativa da notícia: Robotização amplia produtividade da Autometal
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A Autometal, fabricante de componentes e acessórios para a indústria automobilística, aumentou em 70% sua produtividade no processo de usinagem da linha de produção dos bagageiros de carros com a aplicação do robô da Yaskawa Motoman do Brasil, empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation.

 

Segundo o gerente do centro tecnológico da Autometal, Gustavo de Andrade, foram instalados, na planta fabril de Diadema, SP, dois robôs da linha MS, modelo MS165, para atender ao aumento da demanda do mercado, que passou de 20 mil para 100 mil peças por ano em 2015 de uma determinada commodity: 

 

“Com o processo tradicional não conseguiríamos atender a essa demanda, então decidimos investir de forma robusta em inovação através da automação e robotização da produção, a qual trouxe aumento de produtividade de mais de 70%, além de eficiência, qualidade e regularidade no processo produtivo”.

 

Ainda de acordo com Andrade, com o projeto desenvolvido para usinagem das peças foi possível otimizar e escalar a produção de forma sustentável e com confiança na rentabilidade projetada:

 

“Antes, precisávamos de três máquinas dedicadas operando em três turnos resultando no limite de capacidade para a demanda inicial contratada. Hoje, com apenas uma célula robotizada, operando em dois turnos, conseguimos atender ao aumento da demanda, como também melhoras significantes nos índices de qualidade”.

 

O diretor da Yaskawa Motoman, Icaru Sakuyoshi, ressalta que o robô é ideal para usinagem de peças e contém carga útil de 165 Kg, com alcance horizontal de 2.702 mm e vertical de 3.393 mm:  “Essa linha de robô de seis eixos possui controle de vibração, otimizado redutores de velocidade de alta rigidez, e movimento da ferramenta de alta velocidade, que reduz o tempo de corte e melhora a produtividade. O alcance do movimento do punho expandido elimina interferências e melhora a flexibilidade da aplicação”.

 

Foto: Divulgação.