São Paulo – A ZF reforçou na quinta-feira, 7, sua aposta em shuttles elétricos e autônomos, uma solução criada para tentar resolver os graves problemas de tráfego nas grandes cidades. Além do veículo a companhia oferecerá todos os serviços complementares para planejamento, operação, manutenção e reparação para as cidades e operadoras de mobilidade urbana. A ideia é expandir desde já o seu uso.
Os shuttles da ZF são uma espécie de carrinho elétrico autônomo, presentes no seu portfólio desde 2019 quando adquiriu a 2getthere. Mas ao fornecer apenas o veículo esbarrava na dificuldade de falta de conhecimento da administração das cidades para a adoção do sistema.
As vantagens estão na redução das emissões, pois o carrinho é movido a bateria, e um tráfego mais inteligente, pois o sistema autônomo permite o melhor planejamento das rotas e evita congestionamento. Ele pode rodar nas ruas convencionais ou em um sistema desenvolvido para uso exclusivo.
“A atual geração de shuttles foi projetada para operação em pistas separadas estruturalmente. Para muitas cidades o aplicativo já significa um alívio para a situação do trânsito congestionado”, disse, em nota, Torsten Gollewski, chefe de sistemas de mobilidade autônoma da ZF. “As rotas podem ser projetadas de forma que complementem de maneira otimizada o sistema de transporte público existente.”
Os carrinhos podem transportar até 22 passageiros e operar por 24 horas. Não é necessário manobrá-lo, pois ele se move para frente e para trás e alcança até 42 km/h.
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