São Paulo – Em 2021 a Daimler Truck Holding comercializou, em todo o mundo, 455,4 mil caminhões e ônibus, 20% a mais do que no ano anterior, apesar das persistentes dificuldades enfrentadas com a cadeia de suprimentos. A favor a companhia contou com a recuperação de mercados importantes e manteve estrito controle sobre os custos fixos. Como resultado pode ampliar, também, sua lucratividade.
O faturamento da Daimler Truck aumentou em 10% no ano passado, para € 39,8 bilhões. As encomendas nos negócios industriais chegaram a 590 mil unidades, incremento de 37% frente a 2020. O faturamento EBIT ajustado, antes dos juros e impostos, quase que quadruplicou, chegando a € 2,5 bilhões. O retorno sobre as vendas ajustado em 2021 foi de 6,1%, alta de 1,9%.
Para este ano a companhia afirmou acreditar que as condições econômicas nos principais mercados, América do Norte e Europa, continuarão a se normalizar, e que a pandemia e a guerra na Ucrânia não deverão ter impacto negativo no desenvolvimento geral do setor:
“Apesar da forte demanda as restrições na indústria de semicondutores e as dificuldades correntes de suprimento continuarão afetando as vendas, principalmente durante o primeiro semestre. A direção da empresa acredita que o mercado estadunidense será de 255 mil a 295 mil unidades, e o europeu de 240 mil a 280 mil unidades”.