São Paulo – Era 1977 quando a Volkswagen decidiu estabelecer o seu laboratório de emissões veiculares, então o primeiro do gênero no Brasil. A ideia era realizar pesquisas sobre emissões, consumo, combustíveis alternativos e, mais adiante, passou a atender aos requisitos do Proconve.
Ao celebrar 45 anos de atividades o laboratório, que ocupa espaço de 3,2 mil m² na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, dispõe de cinco células de medição que realizam 10,5 mil ensaios anuais, volume dez vezes superior ao de quando tudo começou. À época a primeira célula com dinamômetro tinha tração 4×2, que em 2014 foi atualizada para 4×4.
Recentemente a equipe de quarenta funcionários, que opera em dois turnos, se dedicou aos ensaios para atender ao Proconve 7 e, a partir deste ano, está preparada para realizar ensaios em veículos híbridos e elétricos e para trabalhar em projetos futuros que devem cumprir as novas legislações vigentes.