São Paulo — A retração dos financiamentos para a compra de carros alcança os níveis mais baixos da história, com juros e inadimplência em patamar recorde, o que torna insustentável o crescimento das vendas no País. O assunto é o tema da reportagem principal da revista AutoData de março, já disponível on-line.
A edição também conta com matéria especial de catorze páginas sobre a longa história de 70 anos, completados neste março, da Volkswagen no Brasil, onde a fabricante instalou, em 1953, sua primeira operação fora da Alemanha e, ao longo das décadas, tornou-se parte da cultura e das paisagens nacionais com mais de 25 milhões de veículos produzidos, dentre eles carros icônicos como Fusca, SP, Variant, Brasília, Passat, Gol, Golf, Polo e muitos outros.
Outro marco histórico abordado por AutoData é a produção de 5 milhões de caminhões no País, somando tudo desde o fim dos anos 1950 até o começo deste ano, o que coloca o Brasil nas primeiras colocações do ranking dos maiores fabricantes mundiais de veículos pesados de carga. O peso desta posição vem assegurando investimentos bilionários da indústria em fábricas, novas tecnologias e novos produtos.
Na entrevista do mês From The Top – da qual agora você também pode assistir o videocast no canal do YouTube de AutoData – a conversa foi com Evandro Gussi, presidente da Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia. Ele falou sobre a importância do etanol na matriz energética brasileira para descarbonizar as emissões dos veículos e de como a entidade trabalha para preservar e aumentar o uso do biocombustível no Brasil e no Exterior.
Você pode acessar aqui a revista de março para baixar o arquivo em PDF ou ler on-line. Obrigado pela leitura e até o mês que vem.