São Paulo – Quatro fornecedores receberam, na semana passada, o Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2022 em cerimônia na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. A Eaton recebeu dois troféus, com dois cases reconhecidos, e a Schulz, SKF e ZF ganharam um cada.
A comissão julgadora, constituída para premiar iniciativas em destaque dentro dos princípios ESG, foi formada por representantes da Mercedes-Benz e de universidades convidadas, segundo Marcos Alves, diretor de logística e infraestrutura. Foram enviados trinta projetos para esta edição.
“Os integrantes da comissão elegem os projetos que estejam em concordância com o objetivo de conciliar o crescimento dos negócios com a preservação ambiental e a responsabilidade social. Isso se dá por meio de trabalhos que demonstrem exemplos concretos de melhores práticas sustentáveis e sigam todas as regras descritas no regulamento.”
Veja os vencedores:
Eaton – Recuperação de graxa grafitada em São José dos Campos, SP
A graxa grafitada utilizada nas prensas da forjaria passou a ser recuperada e aplicada no rebate do processo de forjamento das válvulas. O objetivo era reduzir o consumo de graxa grafitada e, consequentemente, a geração de resíduos. Como resultado houve redução de 51% no consumo de graxa nova, redução de 26% na geração de resíduos e economia de R$ 626 mil em 2021.
Eaton – Recuperação energética para forno de revenimento em Mogi Mirim, SP
Para reduzir os impactos ambientais do processo produtivo foi feita uma melhoria no sistema de tratamento térmico e redirecionada a dissipação de energia dos fornos contínuos para o forno de revenimento. Assim 80% do consumo de energia elétrica, ou 350MWh, foram reduzidos, evitando emissão de 44 toneladas de CO2.
Schulz – Aterro zero: usinagem e pintura em Joinville, SC
Com tratamentos alternativos a empresa buscou reduzir os resíduos enviados para aterros industriais. 75% dos resíduos correspondem aos cavacos metálicos gerados na usinagem, que são reciclados por meio do processamento do material em forma de briquete para fundição para produção de novas peças. De 2021 a agosto de 2022 a Schulz deixou de enviar 206 toneladas de resíduos para aterros.
SKF do Brasil – Educação continuada SKF em Jundiaí, SP
Em parceria com prefeituras de Jundiaí e de Cajamar, SP, foram aplicadas aulas de linguagem de programação para 36 alunos de rede pública e os que mais se destacaram foram contratados pela empresa. E em parceria com o Senai foi desenvolvido o programa Emprega Mais, com instalação de unidades móveis de ensino na fábrica da SKF para capacitações em auxiliar mecânico de manutenção, usinagem e logística. Dos 64 alunos 94% estão no mercado de trabalho.
ZF do Brasil – Air leak busters em Sorocaba, SP
Com objetivo de reduzir o CO2 e o desperdício de energia elétrica, além de promover a conscientização dos funcionários, a ZF adotou sistema de detecção, identificação e eliminação dos vazamentos de ar comprimido. A fábrica de Sorocaba, SP, deixou de consumir 500MWh de energia elétrica.