São Paulo – O Grupo Renault criou no sábado, 1º, a Horse, uma nova empresa que ficará responsável pela nova geração de veículos a combustão e híbridos de Renault, Dacia, Mitsubishi e Nissan. Mais à frente, segundo comunicado, a intenção é expandir a atuação para outras montadoras, aproveitando um mercado estimado de 50% das vendas de veículos a combustão em 2040.
Com sede em Madri, Espanha, a Horse tem operações na Espanha, Portugal, Romênia, Turquia, Brasil, Chile e Argentina. São 9 mil funcionários que trabalham em oito fábricas, com capacidade para entregar 3,2 milhões de motores por ano. Ainda conta com três centros de P&D.
Sua área de atuação está definida em motores, transmissões, sistemas de hibridização e baterias. A ideia é alcançar os combustíveis existentes, como gasolina, etanol, GLP e GNV, e os futuros, como sintéticos e hidrogênio.
Foi nomeado para ser CEO da Horse Patrice Haettel. Nas próximas semanas deverá ser criada joint-venture com a Geely unindo as duas subsidiárias especializadas no desenvolvimento e produção de motores a combustão, a Aurobay e a Horse. A Aramco deve fazer parte da nova companhia, contribuindo para o desenvolvimento de combustíveis sintéticos e soluções a hidrogênio.