AutoData - Jaguar Land Rover assenta pedra fundamental na terça-feira, 2
news
05/01/2015

Jaguar Land Rover assenta pedra fundamental na terça-feira, 2

Por Michele Loureiro

- 05/01/2015

A terça-feira, 2, marcará realização de cerimônia de assentamento de pedra fundamental da primeira fábrica 100% Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, em Itatiaia, RJ – o Grupo inaugurou recentemente unidade na China, porém construída em parceria com a Chery. O evento ocorre cerca de um ano após o anúncio do investimento no Brasil, orçado em R$ 750 milhões.

Segundo o CEO da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, em visita ao País para participar da cerimônia, o período gasto do anuncio até o início oficial da construção foi maior do que o previsto. “Esta é a primeira vez que fazemos isso [construir uma fábrica fora do país de origem, sem parceiros]. Somos um time pequeno e queríamos ter a certeza de que tudo sairia de forma perfeita. Não podemos nos dar o luxo de aprender com erros.”

A unidade fluminense começará a produzir o SUV Discovery Sport no primeiro trimestre de 2016. A montadora afirma ainda avaliar produção de outros modelos na futura fábrica, que terá capacidade para 24 mil unidades/ano.

Em junho a Agência AutoData revelou com exclusividade os planos da montadora, que incluem a produção local de sedã médio da Jaguar no Brasil, o novo XE. O executivo, entretanto, limitou-se a dizer que “nada está descartado”.

O Discovery Sport será lançado no Brasil em março de 2015 e custará R$ 180 mil, inicialmente importado da Europa para gradual substituição pela versão nacional. O sedã Jaguar XE será o segundo da lista, em processo idêntico.

A princípio a unidade de Itatiaia atenderá apenas aos consumidores brasileiros. “Não temos planos de exportar os veículos produzidos no Brasil, pois a prioridade é o mercado local.” Para garantir que os planos corram bem já há uma equipe alocada no Rio de Janeiro, negociando com possíveis fornecedores. O CEO garante que o plano é “atingir o maior índice de nacionalização possível”.

Outro ponto que será reforçado é a área de vendas: até o início da fabricação local a Jaguar Land Rover terá dez novas concessionárias – passando assim das atuais 36 para 46 casas até março de 2016. Todas serão adaptadas para comercializar as duas marcas.

“O Nordeste ganhará parte importante desta expansão da rede de concessionárias, pois é uma região promissora e que atualmente representa cerca de 10% das nossas vendas no País.”


Whatsapp Logo