AutoData - Vendas de usados avançam 5,6% até novembro
news
12/01/2015

Vendas de usados avançam 5,6% até novembro

Por André Barros

- 12/01/2015

As vendas de veículos usados cresceram 5,6% no acumulado de janeiro a novembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados pela Fenabrave foram registradas 9,4 milhões de transferências de veículos no período, ou três para cada modelo 0 KM licenciado no mesmo período.

Em automóveis e comerciais leves, isoladamente, a relação é de 3,1 usados para cada novo, com 9,1 milhões de veículos licenciados. A alta chegou a 5,9% no período.

O contraste das vendas de automóveis e comerciais leves usados com a queda de 8% na venda de novos de janeiro a novembro indica uma reacomodação dos dois mercados, entende Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, um dos grandes grupos distribuidores do País. “Historicamente a venda de usados representa três veículos para cada um zero quilômetro. Ficamos anos com relações inferiores a esta e agora estamos retornando ao patamar usual.”

Para Habib a busca por veículos seminovos e usados mostra que o brasileiro continua querendo trocar de carro, mas não se sente tão confiante a ponto de comprar um 0 KM. “Há uma crise de confiança com relação ao futuro da economia, e por isso o consumidor busca um veículo seminovo, com preços menores.”

O empresário rechaça, porém, a tese de que o automóvel brasileiro 0 KM está com preços elevados. “Estamos com preços similares aos praticados no mercado europeu, onde o imposto também pesa. Não cabe comparação com o mercado estadunidense, em que a incidência de impostos é baixa”.

No segmento de caminhões a relação de usado versus 0 KM chegou a de 2,1 para 1. Foram registradas 312,9 mil transferências de janeiro a novembro, segundo a Fenabrave, queda de 1,8%. Em chassis de ônibus a retração chegou a 8%, com 41,1 mil unidades.

Isoladamente em novembro as transferências de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceram 7,2% na comparação com o mesmo mês de 2013, para 887,3 mil unidades. Com relação a outubro, queda de 6,6%.

O Volkswagen Gol foi o modelo usado mais vendido: somou 92,2 mil transferências no mês passado. Fiat Uno, com 55,4 mil, e Fiat Palio, com 52,3 mil, completam o pódio do ranking de veículos de segunda mão.