AutoData - Chery inicia produção em série do Celer em Jacareí
news
11/03/2015

Chery inicia produção em série do Celer em Jacareí

Por Marcos Rozen

- 11/03/2015

A Chery iniciou na sexta-feira, 6 de fevereiro, a produção em série na nova fábrica de Jacareí, no Vale do Paraíba, Interior paulista. A iniciativa ocorre pouco mais de cinco meses depois da inauguração oficial da planta, ocorrida em 28 de agosto de 2014.

Efetivamente o primeiro veículo de origem chinesa fabricado no Brasil, o modelo a estrear a linha foi a nova geração do Celer, em versão hatch. A carroceria sedã entra em linha também imediatamente, enquanto a nova geração do QQ apenas no segundo semestre do ano. A fabricante, entretanto, não comenta índice de nacionalização obtido nem atual volume diário de fabricação – apenas que pretende elevar gradativamente o ritmo produtivo, que deverá dobrar a cada mês.

De acordo com porta-voz da montadora a previsão é encerrar este ano com 30 mil unidades fabricadas em Jacareí, na soma das duas versões do Celer e do QQ. O volume é 20 mil unidades menor do que a projeção revelada pela Chery na ocasião da inauguração da fábrica, de 50 mil unidades para este ano.

O lançamento do Celer nacional está agendado para abril.

A capacidade da fábrica, que deverá produzir também um terceiro modelo, um SUV, é de 150 mil unidades/ano. Na cerimônia de inauguração o vice-presidente da Chery, Zhou Biren, revelou que o objetivo é comercializar de 100 mil a 120 mil veículos no País até 2018, com a operação local funcionando a pleno vapor.

O investimento na fábrica de Jacareí foi de US$ 400 milhões. O anúncio oficial aconteceu em setembro de 2010, mas o assentamento da pedra fundamental ocorreu apenas em julho de 2011. Até a inauguração transcorreram 37 meses – as obras tiveram início em maio de 2012 –, e três anos e meio de lá até o início efetivo da produção em série na unidade.


Whatsapp Logo