AutoData - Caixa terá linha especial para financiamento de híbridos e elétricos
news
24/03/2015

Caixa terá linha especial para financiamento de híbridos e elétricos

Por André Barros

- 24/03/2015

A Caixa Econômica Federal e a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, fecharam acordo para a criação de uma linha de crédito especial para o financiamento de veículos elétricos e híbridos. As condições e demais pormenores ainda estão em análise interna no banco e deverão ser divulgados em breve, segundo afirmou o presidente executivo da associação, Ricardo Guggisberg, em entrevista à Agência AutoData.

“O projeto já foi aprovado pela diretoria da Caixa”, disse o executivo. “As taxas serão abaixo das praticadas pelo mercado, mas não sei informar outros pormenores. Sei que deverá sair em breve”.

As linhas atenderão pessoas físicas ou jurídicas interessadas em adquirir carros, motocicletas e bicicletas híbridos ou elétricos, bem como componentes ou estruturas de recarga. Ou seja, uma construtora que desejar instalar tomadas para recarga dos veículos em seu empreendimento terá acesso ao financiamento.

Mas só poderão ser financiados modelos produzidos ou comercializados por alguma das associadas da ABVE – dentre as montadoras com modelos elétricos no mercado, apenas a Renault faz parte dos quadros da associação. Há ainda fabricantes de modelos elétricos sobre duas rodas, como a Motor Z, que vende scooters, e a Electro Bike, de bicicletas elétricas.

Segundo Guggisberg as negociações com a Caixa começaram no Salão do Automóvel do ano passado, quando um dos diretores do banco demonstrou interesse em oferecer produtos para o segmento de mobilidade elétrica. “Conduzimos juntos, Caixa e ABVE, todo esse processo e finalmente chegamos a um acordo. Estamos contentes e otimistas, esse acordo possibilitará o salto que o mercado brasileiro necessita em mobilidade sustentável”.

O executivo acredita que o financiamento ajudará a popularizar os veículos elétricos no mercado brasileiro, que ainda têm desempenho tímido. Segundo dados coletados no site da ABVE foram vendidos 855 veículos híbridos e elétricos no ano passado, ante 491 unidades um ano antes. Os usuários dispõem de cinquenta carregadores espalhados pelo País, sendo 44 de carga lenta e apenas seis de carga rápida.


Whatsapp Logo