AutoData - Palio, HB20 e Onix continuam a disputar a ponta em maio
news
18/06/2015

Palio, HB20 e Onix continuam a disputar a ponta em maio

Por Marcos Rozen

- 18/06/2015

Repetindo o ocorrido em abril, a disputa pela liderança de vendas por modelo continua acirrada em maio. A diferença é que três modelos se descolaram na ponta, abrindo margem para a Fiat Strada, que também brigou pela primeira posição da tabela no mês passado.

De acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData até a sexta-feira, 15 – faltando um dia, a segunda-feira, 18, para completar a primeira quinzena do mês, equivalente aos onze dias úteis iniciais do período – o Fiat Palio é o primeiro colocado, com 4,9 mil licenciamentos. A seguir está o Hyundai HB20, com 4,5 mil, enquanto o Chevrolet Onix fecha o pódio com 4,4 mil.

O ritmo de vendas dos líderes segue bem parecido com o da primeira quinzena de abril em termos de volume. Nos onze primeiros dias do mês passado o HB20 tinha 5 mil, o Onix 4,6 mil e o Palio 4,5 mil.

A distância dos três já é razoável para o quarto colocado, o VW Gol, com 3,7 mil. Mas o resultado é razão de comemoração para o modelo, sétimo em abril – aparentemente comprovando bons índices de recente campanha de varejo para o modelo, que ofereceu R$ 5 mil de desconto ou até R$ 7 mil no caso do Festival do Consorciado Contemplado.

Fecha os cinco primeiros, a aproximadamente uma dezena atrás do Gol, o Fiat Uno, igualmente na casa de 3,7 mil. E em sexto, somente cerca de 20 unidades atrás, está a Strada, que no mês passado fechou em quarto mas brigou pela liderança até o último dia.

E os dez primeiros da metade inicial de maio, pela ordem, são completados com Ford Ka, 3,1 mil, e Toyota Corolla, VW Fox e Chevrolet Prisma – os três todos tecnicamente empatados da oitava à décima posições na faixa de 2,8 mil unidades licenciadas no período.

O Renault Sandero aparece fora do Top 10, ainda que imediatamente a seguir, na décima-primeira posição, 2,6 mil, seguido por Hyundai HB20S, VW Saveiro, Fiat Siena e, novamente com ótimo desempenho, o Honda HR-V, 2,3 mil. Assim lidera mais uma vez o segmento de SUVs compactos e vê o concorrente mais próximo, o EcoSport, 1 mil unidades atrás. Os separam a Chevrolet S10, os VW Voyage e Up, Ford Fiesta, Toyota Etios hatch e o Honda Civic.