AutoData - Enquanto mercado cai, Honda e Toyota crescem
news
10/07/2015

Enquanto mercado cai, Honda e Toyota crescem

Por André Barros

- 10/07/2015

Das dez marcas mais vendidas no Brasil, oito registraram queda nas vendas de janeiro a maio, seguindo a trajetória descendente do mercado nacional. Segundo a Anfavea houve redução de 20% nos licenciamentos dos primeiros cinco meses do ano, para 1 milhão 67 mil unidades. Das líderes, apenas Honda e Toyota não contribuíram para agravar a retração.

O caso da Honda chama mais atenção: com 59,6 mil unidades comercializadas no período, apresentou crescimento de 16,4% e assim ganhou 1,8 ponto de participação com relação ao fim de maio de 2014. Contribuiu para este resultado a inclusão do utilitário esportivo HR-V no portfólio. Desde seu lançamento, em março, já foram 12,3 mil licenciamentos.

Também não há como ignorar o desempenho da Toyota, cujas vendas subiram 2,7% de janeiro a maio, sendo que o último grande lançamento ocorreu há mais de um ano, março de 2014 – a nova geração do Corolla. Sem grandes inovações no portfólio a montadora emplacou 71,5 mil veículos desde o começo do ano e ganhou 1,5 ponto de participação, encostando na Renault e esquentando a briga pela sexta colocação.

A montadora de origem francesa, por sua vez, acompanhou o mercado e caiu 20%. Manteve os 6,9% de participação, mas foi superada pela Hyundai, agora quinta colocada do mercado, com 7,7% das vendas. A fabricante de origem coreana viu suas vendas se reduzirem em 8,4%, menos que a média de mercado, portanto.

Assim como a Hyundai, a Ford ganhou mercado com queda nas vendas abaixo da média. A companhia com sede em São Bernardo do Campo, SP, se manteve na quarta posição do ranking, mas ganhou 1,6 ponto de participação. Suas vendas caíram 5,9% no período.

Outra a comemorar ganho em sua fatia de mercado foi a Nissan, nona colocada do ranking. Evoluiu 0,4 ponto, graças à queda de 2,5% nas vendas, resultado bem melhor que a média.

As três líderes seguem com desempenho inferior ao mercado. A Fiat caiu 31,3%, a General Motors 25,1% e a Volkswagen 28,4%. Somadas, perderam 6,1 pontos de participação de um ano para cá.