AutoData - Ford Caminhões ganha 6,2 pontos de participação e sobe um degrau no ranking
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10/07/2015

Ford Caminhões ganha 6,2 pontos de participação e sobe um degrau no ranking

Por André Barros

- 10/07/2015

Em meio à forte retração de 42,4% nas vendas de caminhões de janeiro a maio, a Ford tem razões para comemorar. Os licenciamentos dos modelos do seu portfólio recuaram 15,1%, a menor queda dentre as montadoras do setor – com exceção de Hyundai e DAF, cujo volume é bem menor –, e assim a companhia ganhou 6,2 pontos de participação, reconquistando a terceira posição do ranking, ao superar a Volvo em volume de vendas.

É verdade que foram 1 mil caminhões vendidos a menos em um ano. Mas a situação poderia ser pior: a Volvo, por exemplo, que desceu um degrau no ranking, perdeu 56,6% das vendas no período – deixou de vender 4,6 mil caminhões. A Scania caiu 65% nos primeiros cinco meses, perdendo quase 4 mil unidades em um ano. As duas centram esforços no segmento de pesados, o mais afetado pela retração das vendas neste ano.

A MAN manteve a liderança do segmento e ganhou 1,4 ponto de participação por cair 39,4%, abaixo portanto da média do mercado. Em números absolutos foram 5,6 mil unidades vendidas a menos.

Em volume quem mais perdeu foi a Mercedes-Benz, vice-líder: 5,8 mil unidades. Suas vendas caíram 42,7%, um pouco a mais do que a média do mercado, fazendo com que a marca recuasse 0,1 ponto de participação – resultado que pode ser considerado como estável.

A Iveco manteve a sexta posição, com queda de 46,7% nas vendas. Hyundai e DAF, por sua vez, cresceram na casa dos três dígitos mas sobre uma base ainda tímida, algo que Agrale e International não conseguiram. O caso da décima do ranking, a International, chama a atenção: as vendas dos caminhões da marca com sede em Canoas, RS, caíram 93%.

Ônibus – No segmento de chassis de ônibus a Mercedes-Benz, líder, ampliou seu domínio. As vendas da marca caíram 15,2%, abaixo da média de 27,9% do mercado, garantindo mais 7,2 pontos de participação para os produtos que saem de São Bernardo do Campo, SP – quase a metade dos ônibus comercializados no mercado nacional carregam a marca da estrela de três pontas.

MAN e Agrale, segunda e terceira, caíram 38,9% e 48,8%, respectivamente. A Iveco apresentou desempenho distinto: os emplacamentos dos chassis da marca cresceram 70% de janeiro a maio, garantindo a quarta colocação no ranking – a marca de origem italiana superou Volvo e Scania, que caíram um degrau cada.