AutoData - HR-V ultrapassa EcoSport e lidera SUVs compactos no ano
news
16/07/2015

HR-V ultrapassa EcoSport e lidera SUVs compactos no ano

Por Marcos Rozen

- 16/07/2015

Aquilo que a Agência AutoData previu há um mês aconteceu: o Honda HR-V ultrapassou nesta primeira quinzena o Ford EcoSport em vendas no acumulado do ano e, assim, assumiu a ponta do segmento – e tudo indica que dificilmente o modelo perderá a coroa até dezembro.

De acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela reportagem, em colaboração da Agência AutoInforme, até a terça-feira, 14, portanto praticamente a primeira metade de julho, o HR-V registrava quase 19,2 mil emplacamentos em 2015. O EcoSport, inventor desta faixa de mercado e eterno líder – perdeu a coroa somente em 2012, para o Renault Duster, quando da mudança para a segunda geração – acumula no mesmo período 18,9 mil.

Desta forma o Honda está trezentas unidades à frente do Ford e é o primeiro da tabela. A velocidade com que o modelo descontou a diferença é impressionante: ao fim de junho, por exemplo, o EcoSport estava quase trezentos emplacamentos à frente. O Honda, assim, fez seiscentos licenciamentos a mais em menos de quinze dias corridos.

Os números anteriores, entretanto, demonstram uma evolução ainda mais representativa – principalmente se considerado que o Honda foi lançado em março, o que dava ao EcoSport praticamente um trimestre de vantagem. Ao fim daquele mês o HR-V estava mais de sete mil unidades atrás do Ford no acumulado do ano. No mês seguinte, abril, diminuiu a diferença para pouco mais de cinco mil licenciamentos. Em maio a vantagem do EcoSport reduziu-se para quase três mil e em junho chegou às apenas trezentas unidades, o que equivale dizer que em pouco mais de um trimestre o lançamento da Honda vendeu quase sete mil unidades a mais que o tradicional SUV compacto da Ford, que mesmo não sendo exatamente uma novidade não pode ser considerado um modelo defasado, uma vez que sua nova versão chegou ao mercado no segundo semestre de 2012.

Além do desempenho brilhante do HR-V deve-se considerar que o EcoSport sofre também a concorrência direta de outros lançamentos no segmento – daí a velocidade da redução da diferença para o Honda ter se acelerado ainda mais em junho. Por conta deste quadro, na primeira metade de julho o Ford foi apenas o quarto modelo mais vendido de sua faixa de mercado: ficou atrás também do Jeep Renegade e do Renault Duster, pela ordem.

O placar isolado até dia 14 aponta o HR-V com 1,6 mil emplacamentos, o Renegade apenas 20 unidades atrás – pela primeira vez em desempenho parelho ao do Honda – , o Duster, recentemente renovado, com 1,5 mil e o EcoSport com 1,1 mil.

O domínio do Honda nos meses restantes do ano se indica como já praticamente consolidado pois ainda há lista de espera pelo modelo, o que deve representar manutenção dos níveis atuais durante mais alguns meses, atrelado à tendência de redução de baixa do EcoSport, que também não deve mudar neste terceiro trimestre, e à distância daquele que poderia representar a única real ameaça, o Renegade.

Isso porque o Jeep, ainda que tecnicamente empatado com o HR-V na primeira metade de julho, está mais de onze mil unidades atrás no acumulado do ano, vantagem muito difícil de ser revertida diante do quadro atual.

Esta forte variação é fruto da chegada do Renegade ao mercado quase dois meses depois do HR-V e da necessária fase de ajustes e crescimento gradativo da velocidade da linha de produção da nova fábrica da FCA em Goiana, Pernambuco, enquanto o Honda é produzido em uma unidade há muito estabelecida, em Sumaré, SP, além de contar com um pequeno reforço em seus volumes vindo da Argentina.


Whatsapp Logo