A Iveco na América Latina passou a integrar um time de fabricantes de veículos comerciais diferenciado na região. Como poucas por aqui, a companhia construiu campo de provas específico para o desenvolvimento de produtos em Sete Lagoas, MG, local de sua instalação fabril no País. Inaugurado oficialmente na quinta-feira, 18, o projeto levou quatros anos para ficar pronto e consumiu R$ 24 milhões – parte dos R$ 650 milhões que a companhia aplica na operação até 2016.
“Diferentemente das outras unidades Iveco no mundo, Sete Lagoas representa uma das operações mais completas da companhia”, destaca Marco Borba, vice-presidente da empresa para a América Latina. “Aqui há produção de toda uma linha de veículos, dos leves aos pesados, além do blindado Guarani.”
De acordo com o executivo o campo de provas foi criado para oferecer produtos melhores e, consequentemente, buscar mais competitividade para a marca. Na prática a nova estrutura permite internar na própria casa todas as fases de desenvolvimento de seus veículos, sem necessidade de buscar apoio de terceiros como ocorria até então. “Com os testes que agora podemos fazer internamente reduziremos tempo de validação de produtos e custos de desenvolvimento, além de aumentar a confiabilidade.”
A estrutura agora presente em Sete Lagoas tem capacidade para realizar até três mil testes por ano. O campo possui 300 mil m² com pista oval de 1 mil 650 metros de extensão para avaliações de desempenho, e anexos para testes de medição de ruídos como também para durabilidade de componentes. Área específica, com rampas de 12%, 20% 24% e 60% de inclinação e fosso alagado, dedica-se às avaliações do anfíbio militar Guarani – a Iveco tem contrato de R$ 6 bilhões com o Exército Brasileiro para entregar 2 mil 44 unidades do veículo até 2032.
“A estrutura tem nível de excelência, semelhante ao que a Iveco tem fora do País”, compara Darwin Viegas, diretor de desenvolvimento do produto Latam. “O campo de provas nos proporciona economia de tempo e recursos. Agora temos mais ferramentas para o trabalho contínuo de desenvolvimento de competências.”
Mercado – A Iveco projeta um mercado de caminhões de 96 mil unidades em 2015, queda por volta de 40% com relação ao ano passado. No cenário, a empresa espera terminar o ano com participação de 8,5%. De acordo com os dados da Anfavea a empresa acumula vendas de 1,9 mil unidades até maio, recuo de 46,7% na comparação anual e um volume que representou fatia de 6,4% do mercado de caminhões.
A estimativa da Iveco em buscar mais pontos porcentuais está baseada em ações de venda que a empresa pretende realizar no segundo semestre e atual aprimoramento da rede em andamento. “Planejamos eventos de experimentação de veículos por todo País”, conta Ricardo Barion, diretor de marketing da fabricante. “Também workshops técnicos com todos os gerentes da rede e desenvolvimento de novos produtos. Estamos trabalhando forte para estarmos fortes quando o mercado voltar.”
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