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01/10/2015

Concessionárias no pós-mobilegeddon

Por Eduardo Cortez

- 01/10/2015

Se você notou que o tráfego de seu site diminuiu consideravelmente desde o dia 21 de abril, isso realmente ocorreu – e com muita gente. O fato é resultado direto do mobilegeddon, apelido dado à mudança do algoritmo do Google que premia os portais Mobile-Friendly, sites adaptados aos dispositivos móveis. Para muitos concessionários a redução de até mesmo alguns pontos em resultados de pesquisa, principalmente na primeira página, pode resultar em perdas de oportunidades e prejuízos financeiros.

O mobilegeddon gerou muitas discussões mas não dissipou as dúvidas de muitas concessionárias de automóveis que querem saber como manter seus sites no topo da lista nas buscas móveis. Primeiro é importante obter um entendimento mais profundo do que faz um site verdadeiramente em situação ótima para dispositivos móveis, para então desenvolver uma estratégia digital forte em um mundo pós-mobilegeddon.

De maneira geral os portais são adaptados para celular a partir de uma versão para computadores de mesa. Como resultado a integridade do portal é comprometida quando visto em um tablet, e sua funcionalidade é ainda mais limitada quando acionado de um smartphone. Esses assim chamados sites adaptáveis podem desencorajar os usuários e prejudicar bastante o ranking de um site na busca.

Atualmente é fundamental para os concessionários alavancar um design de site responsivo a fim de proporcionar experiência superior aos usuários móveis. Isso começa com a construção da versão móvel para, em seguida, adicionar funcionalidades para telas maiores – e não o contrário. O grande diferencial dos sites responsivos é a existência de apenas um site que funciona em todos os tipos de dispositivos. Além disso, ao adotar o mecanismo de projeto de sites conhecido como mobile-first, sua primeira versão será desenvolvida com foco nos celulares e o site terá os elementos de usabilidades essenciais para uma boa experiência do consumidor no universo de smartphones e tablets.

Ao contribuir para que os usuários encontrem as informações de que precisam a qualquer momento e em qualquer tamanho de tela, os concessionários passam a oferecer uma experiência móvel totalmente imersiva. Um design de portal que torna o conteúdo acessível é essencial em qualquer estratégia de marketing mobile-first. O design do portal responsivo é um fator crítico de uma estratégia eficaz de marketing, mas somente isso não captura os usuários móveis.

Compradores de carro buscam conteúdo de marketing desde a pesquisa inicial até decisão final de compra. Ao desenvolver conteúdo atraente que atenda a essas necessidades as concessionárias podem melhor servir os clientes, reforçar seus rankings de busca e enriquecer a experiência mobile do consumidor.

Em marketing digital diz-se que o conteúdo mais curto leva a um melhor engajamento; por outro lado, mesmo em um telefone móvel, os usuários lerão qualquer parte do conteúdo até a conclusão, se isso for interessante o suficiente. De fato conteúdos mais longos e aprofundados podem desempenhar papel importante em uma estratégia de marketing digital mobile-first. Quando os usuários se engajarem com um conteúdo por um período mais longo de tempo eles sinalizam aos mecanismos de busca que o conteúdo é de alta qualidade – o que, por sua vez, aumenta o ranking de um site.

Até pouco tempo as concessionárias somente publicavam o estoque de veículos em seus sites, mas isso não é mais suficiente para subir no ranking das pesquisas orgânicas. Nos dias atuais tornar ótimo o resultado do mecanismo de busca, o SEO, significa ter conteúdo de alta qualidade e relevância, oferecido por meio de experiência atraente para os visitantes sem sacrificar a usabilidade.

No passado os concessionários muitas vezes postavam somente informações de estoque simples nos seus sites, mas isso não é o tipo de conteúdo envolvente que ganha rankings elevados em pesquisa. É preciso uma estratégia digital abrangente para alavancar o marketing de conteúdo. Segundo dados da Search Optics esforços seguindo essa estratégia têm recebido, em média, um aumento de 62% no tráfego orgânico, resultando em mais de 250% de aumento no total de eventos, tais como novas pesquisas de estoque, engajamento móvel, clique para chamadas e muito mais.

O novo algoritmo de busca do Google coloca os consumidores em primeiro lugar, dando maior ênfase na qualidade da experiência do usuário. Mas o mobilegeddon deve ser adotado, e não temido, pelos marqueteiros digitais. As mudanças nos encorajam a produzir melhor conteúdo, o que é mais relevante para nossos clientes, equipando-os melhor para tomar decisões sobre as suas compras. Em outras palavras, agora temos mais oportunidades de alcançar clientes do que jamais tivemos.

*Eduardo Cortez é o presidente da Search Optics para a América Latina

 


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