O valor do salário mínimo no Brasil aumentou proporcionalmente mais do que o preço dos automóveis nos últimos dez anos. Este é o resultado de um estudo da consultoria Jato Dynamics, que não incluiu nenhum cálculo referente a efeitos da inflação.
Apesar das constantes reclamações dos consumidores, a verdade é que, descontada a inflação, o poder de compra está mais favorável. Segundo a pesquisa, mesmo com o aumento nos preços dos veículos, a relação analisada caiu – ou seja, o salário mínimo representa uma parcela maior do valor médio dos veículos.
Pelas contas da consultoria, baseadas em tabelas oficiais de preços das principais montadoras instaladas no País, o consumidor necessita de 66 salários mínimos para comprar um modelo hatchback atualmente, ao passo que há dez anos eram necessários 124 salários mínimos.
A consultoria levou em conta o valor do salário mínimo, que passou de R$ 300 em 2005 para R$ 788 em 2015, aumentando R$ 488 no período, em um reajuste equivalente a 62,6%. Neste mesmo período, o valor médio de um modelo hacthback passou de R$ 37,2 mil para R$ 51,9 mil, uma alta de 39,6%.
No caso dos sedãs, o reajuste nos últimos dez anos foi menor. A pesquisa afirma que em 2005 o valor médio era de R$ 51,1 mil e atualmente é de R$ 68,6 mil, alta de 34,3%. Em termos de salários a comparação é a seguinte: há dez anos era preciso investir 170,4 salários mínimos para comprar um sedã. Agora são necessários 87,1.
Os SUV fazem parte da categoria que apresentou menor reajuste médio nos últimos dez anos, de apenas 3,7%, passando de R$ 115 mil para R$ 119,4 mil. A proporção de salários necessários para aquisição, por sua vez, passou de 383,3 em 2005 para 151,5 em 2015.
Premium – Seguindo a tendência geral do mercado, o estudo apontou que o brasileiro também precisa desembolsar menos salários mínimos para adquirir um veículo premium. O consumidor que em 2005 pagava cerca de 1 mil salários mínimos para comprar um SUV premium, hoje paga cerca de 377 salários mínimos pelo mesmo tipo de veículo. O segmento que mais teve queda nesta relação foi o sedã premium, que teve uma variação de 69,7% com relação ao ano de 2005.
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