AutoData - BMW montará moto pequena no Brasil
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14/12/2015

BMW montará moto pequena no Brasil

Por Marcos Rozen, de Munique

- 14/12/2015

O Grupo BMW anunciou na quarta-feira, 11, em Munique, Alemanha, agressivo plano de crescimento para sua divisão de motocicletas, a BMW Motorrad. A proposta ambiciosa é elevar com vigor o volume de vendas e de concessionárias, em termos globais, pelos próximos cinco anos – ou até o fim de 2020.

Em números isso significa saltar os índices de comercialização das atuais 135 mil unidades/ano para 200 mil/ano e a rede de concessionárias crescer das 1,1 mil casas de hoje para 1,5 mil.

Serão dois os pilares para alcançar tamanho salto, que representará algo como 50% de evolução de 2013 para 2020: novos mercados e novos produtos. E em ambos o Brasil representará papel de protagonista. No primeiro pilar a estratégia será atacar novas faixas de mercado, em particular aquela abaixo de 500 cm3 de cilindrada, na qual a fabricante não atua hoje. Ou não atuava, pois mostrou pela primeira vez a novíssima G 310 R, na faixa dos 300 cm3 de cilindrada.

Esta moto será produzida na Índia, em parceria com uma fabricante local, e de lá exportada em regime CKD para o Brasil para montagem na unidade de Manaus, AM, uma parceria com a Dafra. As primeiras unidades da G 310 R montadas no Brasil chegarão às ruas no segundo trimestre de 2016. Para 2017 está nos planos a adoção da tecnologia flex fuel para o modelo.

Esta iniciativa já antecipa a participação brasileira no segundo pilar da estratégia, assegurou em Munique Peter Schwarzenbauer, o responsável pela Motorrad dentro da estrutura do Grupo BMW: “Nosso avanço se dará em especial na Ásia e na América do Sul, e Índia e Brasil têm participação significativa nestes dois continentes. E a nova motocicleta foi desenvolvida com olhar especialmente dedicado a estes dois mercados”.

O executivo contou que partir para o segmento abaixo de 500 cm3 de cilindrada foi o caminho encontrado para fazer crescer globalmente os volumes: “O total do mercado mundial de motos gira em torno de 11 milhões de unidades ao ano, enquanto o segmento acima das 500 cm3 responde por somente 865 mil ao ano”.

O melhor período em vendas globais para a BMW Motorrad foi 2014, com 123,5 mil unidades. Em 2015, até outubro, o volume foi muito próximo, 121,6 mil, crescimento de 11,5% no comparativo anual. 2015, assim, será o melhor ano da história da divisão – e não custa nada lembrar que a história da fabricante de origem bávara passa primeiro por motores para aviões, depois por motos e só então pelos carros.

No Brasil os números também são positivos: até outubro, de acordo com números da Abraciclo, as vendas da BMW Motorrad alcançaram 7,4 mil unidades, alta de quase 60% ante o mesmo período de 2014. Sua relevância no mercado total no País, entretanto, ainda é mínima: 0,7% de participação no bolo total.

A G 310 R chegará para tentar mudar esse quadro enfrentando especialmente a Honda, dona de nada menos do que 83% do mercado brasileiro, e Yamaha, com 10%.


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