Talvez até o fim do ano o ranking das dez marcas de automóveis e comerciais leves com maior volume de vendas no mercado brasileiro ganhe um novo integrante. Vai depender do desempenho da Mitsubishi, décima colocada, e da Jeep, décima-primeira colocada, em novembro e dezembro.
De janeiro a outubro 6,9 mil unidades separaram as duas marcas: a Mitsubishi licenciou 35,4 mil unidades, ante 28,5 mil Jeep – puxada pelo desempenho do Renegade, que em outubro conseguiu entrar na lista dos dez modelos mais vendidos no mercado brasileiro.
No mês passado a Jeep foi a nona marca mais vendida, com 5,7 mil licenciamentos, à frente de Nissan, 4,5 mil, e Mitsubishi, 2,9 mil unidades. A diferença tirada pela Jeep, 2,8 mil unidades, seria incapaz de reduzir a vantagem da Mitsubishi no acumulado, por restarem apenas dois meses. Mas abre uma possibilidade de mudança no ranking, que segue sem novas marcas desde meados do ano passado, quando a própria Mitsubishi superou a Citroën em vendas.
Mudanças, mesmo, apenas na composição do ranking. A Hyundai tomou de vez a quinta colocação da Renault e abriu uma vantagem de mais de 20 mil unidades no acumulado do ano, mesmo com a queda de 11,5% nas vendas com relação aos primeiros dez meses do ano passado – a marca francesa registrou retração de 20,7% no mesmo período.
Ambas, no entanto, ganharam participação, uma vez que o mercado no geral caiu 23,3%. A Hyundai registra 7,1% de market share, enquanto a Renault fechou o período com 7,2% das vendas.
A ameaça da Toyota pelo sexto lugar da Renault foi um pouco afastada. A diferença das duas, que era de pouco mais de 2 mil veículos de janeiro a setembro, passou para 2,5 mil unidades no acumulado de janeiro a outubro, dando mais fôlego para os franceses. A marca japonesa fechou o período com 7,1% de participação.
Embalada pelo sucesso do HR-V, a Honda segue como a única a não registrar queda de vendas de 2014 para 2015. Ao contrário, os licenciamentos cresceram 15,2%, dando 6% de participação para a marca.
No topo, a ordem segue a mesma: Fiat na liderança, seguida por General Motors, Volkswagen e Ford. Isoladamente em outubro a Chevrolet liderou as vendas do mês, com quase 1 mil de unidades para a Fiat, que ficou com a segunda colocação.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias