A FCA tem pelo menos dois motivos para comemorar em 2015: além de alcançar a liderança nas vendas do mercado brasileiro com a Fiat – pelo décimo-quarto ano –, a montadora conseguiu colocar sua outra divisão no ranking das dez marcas mais vendidas por aqui. Em dezembro a Chrysler superou a Mitsubishi e ficou na décima colocação do acumulado do ano.
A Agência AutoData usa os critérios da Anfavea para elencar o ranking de marcas. Para a associação das montadoras, Chrysler, Dodge, Jeep e RAM são consideradas uma só marca. Por esse critério, foram licenciados quase 44 mil veículos no ano passado, volume superior ao alcançado pela Mitsubishi, que alcançou pouco mais de 41 mil unidades e perdeu a décima posição, alcançada no ano passado.
Mas isoladamente a Jeep também alcançaria o décimo degrau. Segundo a Fenabrave foram licenciados 41,7 mil veículos da marca, ou pouco mais de setecentas unidades a mais do que os modelos Mitsubishi. O grande motor desse desempenho foi o Renegade, que fechou o ano com 39,2 mil licenciamentos.
A Fiat, novamente líder, fechou o ano com 439,2 mil unidades comercializadas, um recuo de 37,1% com relação ao resultado de 2014 – inferior à média do segmento de automóveis e comerciais leves, que caiu 25,6%. Por isso perdeu 3,2 pontos porcentuais de participação, caindo de 20,9% em 2014 para 17,7% no ano passado.
A General Motors, novamente vice-líder, também perdeu mercado: caiu de 17,4% para 15,6%, assim como a Volkswagen, cuja participação cedeu de 17,3% para 14,5%.
No sentido oposto a Ford, quarta no ranking, ganhou participação, saltando de 9,2% para 10,2%. O mesmo ocorreu com a Hyundai, que superou a Renault e fechou o ano com 8,3% das vendas, 1 ponto porcentual acima da agora sexta colocada.
A Toyota manteve a sétima colocação, mesmo com a queda de 10% nas vendas, e ganhou 1,2 ponto porcentual, alcançando 7,1%.
Já a Honda foi a única, além da Chrysler, a registrar crescimento das vendas no ranking: 11,2% superiores, com 6,2% de market share – um incremento de 2,1 pontos porcentuais.
A nona posição ficou com a Nissan. Os japoneses registraram 61,2 mil unidades no ano passado, volume 15,4% inferior ao de 2014, mas ganharam 0,3 ponto porcentual de market share, fechando o ano com 2,5% de participação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.
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