AutoData - Mercado brasileiro em 2015 foi equivalente ao de 2007
news
10/02/2016

Mercado brasileiro em 2015 foi equivalente ao de 2007

Por Marcos Rozen

- 10/02/2016

As vendas de autoveículos – automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus – no mercado interno brasileiro fecharam 2015 em baixa de 26,6%, para 2 milhões 569 mil unidades, ante quase 3,5 milhões em 2014. Ou seja: em apenas um ano o nível de comercialização desceu praticamente 1 milhão de unidades, quando utilizado um arredondamento bastante elástico.

Os números foram divulgados pela Anfavea na quinta-feira, 7, em São Paulo.

Com isso o ritmo anual chegou perto daquele registrado em 2007, de 2,4 milhões. Em 2008 o volume foi superior ao de 2015, com 2,8 milhões.

Os comerciais leves, que tradicionalmente sempre levavam os patamares da faixa dos leves mais para cima, desta vez fizeram movimento contrário – cabe a lembrança de que os SUVs foram retirados desta categoria no início de 2015, transferidos para os automóveis.

Ao término do ano os comerciais leves caíram ao todo 33,6%, ou mais que os automóveis, em redução de 24% – no geral, os leves viram volume 25,6% menor.

Em dezembro, isoladamente, o mercado total brasileiro foi a 190 mil 472 unidades, queda de 38,1% ante as 307,9 mil do mesmo mês de 2014 – fortemente estimulado pelo fim do desconto no IPI – mas alta de 14,1% para as 167 mil de novembro.


Whatsapp Logo