AutoData - Varejo e vendas diretas mantêm níveis de 2014
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15/02/2016

Varejo e vendas diretas mantêm níveis de 2014

Por André Barros

- 15/02/2016

A queda nas vendas de automóveis e comerciais leves foi linear para os licenciamentos no varejo, feitos para consumidores comuns pessoa física, e nos emplacamentos por meio de venda direta, aquela realizada usualmente a frotistas e pessoas jurídicas com algum desconto por parte das montadoras – e sem tanta rentabilidade para as concessionárias.

Segundo a Fenabrave no ano passado 71,2% dos licenciamentos foram decorrentes de veículos negociados no varejo, ou algo em torno de 1,7 milhões de unidades. Os 28,8% de diferença foram de modelos emplacados por meio de vendas diretas, ou 713,3 mil unidades. Os segmentos apresentaram queda de 26% e 25,3%, respectivamente, dentro da média do mercado geral, que caiu exatamente 25,6% segundo os dados da associação.

Quebrou, assim, um movimento de ganho de participação das vendas diretas dentro do mercado em geral, iniciado em 2013. Naquele ano as vendas diretas chegaram a 25,6%, ante 25% em 2012. Em 2014 a fatia subiu para os 29%, que recuaram para 28,8% no ano passado.

Em volume, porém, a diferença foi grande. Em 2014 o mercado registrou quase 1 milhão de automóveis e comerciais leves vendidos por venda direta – exatamente 965 mil unidades , ante 713,3 mil no ano passado. O resultado de 2014 foi um dos maiores da história, atrás de 2010, logo após a crise econômica mundial, quando alcançou 1 milhão 15 mil unidades licenciadas por meio de venda direta.

Algumas marcas ainda se destacam nessa modalidade. Quase metade dos licenciamentos de modelos Renault do ano passado foi por meio de vendas diretas – 47,1%, ou 85,6 mil unidades. A Fiat, líder em vendas diretas com 26,2% do total, teve 42,7% das suas vendas do ano passado pela modalidade, ou 187,6 mil unidades.

A General Motors, vice-líder em vendas, teve 95 mil veículos vendidos por vendas diretas – ou um quarto do total de seus licenciamentos do ano passado. Manteve, portanto, a liderança no varejo, com 16,5% de participação.


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