Após anos sem alterações, sempre mantendo as quatro mais tradicionais marcas do mercado brasileiro nas primeiras posições, o ranking de automóveis e comerciais leves mudou de configuração. Foi o quarto mês consecutivo que a Ford ficou de fora da quarta colocação, superada por Hyundai e Toyota, respectivamente.
Os sul-coreanos, com 10% de participação, e os japoneses, com 8,9% das vendas, deixaram a Ford na sexta posição, com 8,5% de fatia do mercado. Enquanto as vendas da Hyundai cederam 4,6% no quadrimestre e as da Toyota retraíram 2,4%, os licenciamentos dos modelos Ford recuaram 41,7%, derrubando a marca por dois degraus.
O desempenho ainda não foi suficiente, porém, para ameaçar o top-3, formado por General Motors, Fiat e Volkswagen, na ordem. A GM assumiu a liderança no começo do ano e manteve o posto ao fim do quadrimestre, pois suas vendas caíram 30,4%, ao passo que as da Fiat, antiga líder e atual vice, recuaram 42,3% e as da VW encolheram 38,1%.
A participação registrada pela VW nos primeiros quatro meses do ano, 13,6%, deixa certo fôlego contra possível ameaça da Hyundai ao pódio. Ao menos este ano.
A Ford também ainda não é ameaçada pela Renault, sétima colocada no ranking. Os franceses fecharam o quadrimestre com 7,1% de participação, ante 8,5% do sexto.
Completam o ranking a Honda, com 6,7% e queda de 10% nas vendas, a Jeep – única a apresentar crescimento, de 880%, sobre uma base pequena, uma vez que a fábrica de Goiana, PE, foi inaugurada apenas em abril do ano passado – que teve 2,8% e a Nissan, com 2,7% de participação e queda de 15,3% nas vendas.
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