São Paulo – O Freto, plataforma digital que faz a ponte do caminhoneiro com a carga, ampliou sua margem bruta em 45% no ano passado. Em 2024 o número de viagens avançou 15%, superando as 55 mil contratações, crescimento que a empresa atribui ao aprimoramento contínuo de processos e da expansão do número de clientes.
Atualmente 217 mil veículos compõem a base de frotas da empresa, que atende em 3,3 mil cidades brasileiras. Em 2021, para efeito de comparação, eram 125 mil caminhoneiros e transportadores.
Focando em siderúrgicas, cimenteiras e outros fornecedores de matérias-primas para a construção civil, a transportadora digital viu suas operações dobrarem em Minas Gerais, puxadas pela alta demanda do setor de mineração, tanto que em 2024 a empresa abriu nova filial no Estado.
Para este ano a alta do dólar e os juros elevados são fatores de tensão e devem fazer um ano mais desafiador, pois o custo dos insumos importados poderá ser impactado, o que dificulta a previsão dos preços e eleva a pressão sobre os custos operacionais. A manutenção de juros altos tende a encarecer o crédito dificultando o caixa das empresas, que precisarão adotar gestão rigorosa de custos para manter sua competitividade.