AutoData - Mercado tem melhor começo de ano desde 2015
Balanço da Anfavea
06/02/2019

Mercado tem melhor começo de ano desde 2015

Imagem ilustrativa da notícia: Mercado tem melhor começo de ano desde 2015
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

São Paulo – Desde 2015 o mercado brasileiro de veículos não começava em ritmo tão acelerado. Segundo dados divulgados pela Anfavea na quarta-feira, 6, em janeiro foram emplacados 199 mil 794 automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus, crescimento de 10,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo o presidente Antonio Megale, o volume só não passou das 200 mil unidades por causa do feriado de 25 janeiro em São Paulo e o crescimento registrado no mês está de acordo com o projetado para o ano — 11,4%, nas contas da entidade.

 

A média diária de vendas foi de 9 mil 82 unidades, com vinte dias úteis. De acordo com Megale é um bom começo de ano e dá um sinal positivo para o decorrer de 2019. Na comparação com dezembro passado houve retração de 14,8%, o que já era esperado pela entidade, pois o último mês do ano costuma ser forte em vendas e o primeiro é mais fraco — normalmente, registra-se uma queda de 15% nessa base de comparação.

 

Megale disse ainda que o Brasil é um dos poucos mercados globais a apresentar crescimento na casa dos dois dígitos. Ele lembrou que Estados Unidos e Europa, por exemplo, apresentam crescimento marginal. “Isso dá às empresas uma confiança no mercado local”.

 

O executivo ainda projetou que o tão esperado patamar de 4 milhões de unidades por ano poderá ser alcançado na metade da próxima década. “Se não houver nenhuma acidente de percurso no caminho”.

 

Foto: Divulgação.