AutoData - Curitiba testará ônibus movidos a gás da Scania
Transporte
13/03/2019

Curitiba testará ônibus movidos a gás da Scania

Imagem ilustrativa da notícia: Curitiba testará ônibus movidos a gás da Scania
Foto Jornalista  Caio Bednarski

Caio Bednarski

Curitiba, PR – A Scania anunciou, na quarta-feira, 13, parceria com a Viação Cidade Sorriso, a Prefeitura de Curitiba, PR, e o Governo do Estado para testar ônibus movidos a gás natural veicular, GNV, e biometano, e assim tentar promover mobilidade mais sustentável na região.

 

O GNV será fornecido pela Copagás, outra parceira do projeto, e o biometano virá de um centro de reciclagem que usa o lixo local para produção do gás.

 

Durante o projeto a Prefeitura investirá R$ 50 milhões em infraestrutura, construindo mais corredores e pontos de parada, e o governo estadual R$ 150 milhões, também na infraestrutura. Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania, disse que o ônibus que rodará com biometano já está em produção: “Acredito que o veículo será entregue para a Viação Cidade Sorriso em até dois meses e, logo na sequência, começarão os testes”.

 

Já o veículo que circulará com GNV não será o primeiro a chegar a Curitiba, pois a Scania já entregou a primeira unidade para a operadora, que está finalizando a instalação das catracas e do sistema de cobrança local para começar a atender à população.

 

A Scania tem três modelos de ônibus que podem rodar com gás: o K 280 4×2, o K 280 6×2 e o articulado K 320 6×2|2. Segundo a companhia um veículo abastecido com biometano emite 85% menos gases e consome 70% a menos de combustível se abastecido com GNV.

 

Foto: Divulgação.