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13/03/2019

Scania entra no mercado brasileiro de biarticulados

Imagem ilustrativa da notícia: Scania entra no mercado brasileiro de biarticulados
Foto Jornalista Caio Bednarski

Caio Bednarski

Curitiba, PR – Com a entrega de seis ônibus biarticulados para a Viação Cidade Sorriso, que opera no sistema de transporte urbano de Curitiba, PR, a Scania entrou no mercado brasileiro de chassis biarticulados. E bem na cidade-sede de uma de suas principais concorrentes, a Volvo.

 

O chassi usado é o F 360 HA, produzido em São Bernardo do Campo, SP, com capacidade para suportar 43,5 toneladas. Para entregar a encomenda a Scania produziu duas unidades por dia, mas de acordo com o engenheiro de produto, Adriano Guedes, esta capacidade pode aumentar: “Este é um modelo que ocupa muito espaço na produção e, por isto, fizemos dois por dia. Mas caso surja uma demanda maior do mercado temos capacidade para produzir mais”.

 

Desde 2015 os modelos biarticulados são produzidos pela Scania do Brasil, mas apenas outros mercados, como Colômbia e México, encomendavam. Mais de 550 unidades foram exportadas para estes países.

 

Segundo o diretor comercial Silvio Munhoz as conversas com a Viação Cidade Sorriso começaram já em 2015: “Os sócios da empresa nos procuraram e começamos as negociações, que avançaram até se tornarem realidade. Tivemos que fazer algumas mudanças na comparação com o veículo que exportamos para atender às normas da região”.

 

Para rodar em Curitiba, o chassi precisou ser modificado para atender às especificações da Urbanização de Curitiba, Urbs. Foi apresentado ao prefeito Rafael Greca em novembro de 2017. Há sete meses a operadora começou a testar uma unidade, que rodou cerca de 1,2 mil quilômetros em dez dias na Capital paranaense. Ela será integrada à frota assim que a documentação for regularizada.

 

Munhoz disse que outras negociações já estão em curso: “Não fechamos nenhum outro negócio até o momento, mas temos conversas adiantadas com algumas empresas que operam em Curitiba. Até o fim do ano acredito que faremos novas entregas na região”.

 

As seis unidades foram encarroçadas pela Caio, mas a empresa que decidir comprar o modelo pode optar por outra encarroçadora, se assim desejar. O ônibus tem configuração 8×2, 27 m de comprimento, motor frontal de 360 cv, que trabalha acoplado a um câmbio automático B 516R da Alisson, e capacidade para transportar 250 pessoas. As unidades entram em operação até o fim do mês.

 

Disse Munhoz: “Quebramos a hegemonia e a exclusividade de um concorrente, após uma demonstração real da capacidade do veículo durante sete meses”.

 

Os testes indicaram que o veículo apresentou consumo de combustível 3% inferior a seu principal concorrente, fator que pesou bastante para o fechamento do negócio, assim como o maior torque do motor. A Viação Cidade Sorriso também comprou o novo serviço de pós-vendas da Scania, o PMS Fleet Care, e será atendida pela concessionária Cotrasa, que será responsável pelo pós-vendas dos ônibus biarticulados na região.

 

Foto: Divulgação.