AutoData - Quinzena tem 84 mil emplacamentos
Mercado
18/03/2019

Quinzena tem 84 mil emplacamentos

Imagem ilustrativa da notícia: Quinzena tem 84 mil emplacamentos
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – Até a sexta-feira, 15, o mercado brasileiro registrou 83 mil 930 emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus, segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. A explicação para o volume bem inferior à primeira quinzena de fevereiro, que teve 97,8 mil emplacamentos, está na quantidade de dias úteis: nove em março – ou oito e meio, se levarmos em consideração a quarta-feira de Cinzas – e onze em fevereiro.

 

Na média diária o desempenho da primeira quinzena de março superou o do mesmo período de fevereiro: foram 9,3 mil licenciamentos ante 8,9 mil.

 

Ainda assim a expectativa dos varejistas não é das mais otimistas. Segundo uma fonte ouvida pela reportagem projeta-se, no máximo, 190 mil licenciamentos para o mês – ou pouco mais de 10 mil unidades para cada um dos dez dias úteis que ainda restam para fechar março.

 

O volume ficaria pouco abaixo dos resultados de janeiro e fevereiro, que fecharam próximos das 200 mil unidades. O que daria, no saldo do trimestre, algo próximo a 600 mil unidades, em torno de 10% acima do resultado do primeiro trimestre do ano passado, quando foram vendidas 545 mil unidades.

 

O Chevrolet Onix segue na liderança do mercado, com 5,5 mil unidades comercializadas até a sexta-feira, 15, com o Hyundai HB20 na vice-liderança, 4,5 mil licenciamentos. O Ford Ka completa o pódio, com 3,5 mil modelos emplacados.

 

Foto: Manoella Melo/Detran/Divulgação.