AutoData - Volkswagen prepara fábricas para novos modelos
Montadora
22/03/2019

Volkswagen prepara fábricas para novos modelos

Imagem ilustrativa da notícia: Volkswagen prepara fábricas para novos modelos
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – A Volkswagen concedeu férias coletivas de duas semanas para os trabalhadores da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, a partir da segunda-feira, 25. Em General Pacheco, Argentina, ficou definido que trezentos dos 4 mil funcionários ficarão em casa por algumas semanas, em esquema rotativo até o fim do ano. Das linhas das duas unidades sairão novos modelos e as decisões foram tomadas no sentido de preparar as linhas de produção.

 

Na fábrica brasileira os 4,5 mil trabalhadores estão em férias coletivas, com retorno programado para 8 de abril. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC o novo modelo será um CUV, nomenclatura adotada pelo departamento de marketing para identificar um SUV compacto das dimensões do Renault Kwid. A VW, entretanto, não confirma o segmento do veículo – “As alterações na linha de montagem visam à chegada de um novo produto”, afirma, em nota.

 

Na Argentina o modelo tem nome e prazo para início de produção: é o Tarek, SUV de dimensões assemelhadas às do Jeep Compass que inaugurará a plataforma MQB em General Pacheco, Província de Buenos Aires. O investimento total chega a US$ 650 milhões e prevê, também, a instalação de uma nova linha de pintura.

 

A suspensão rotativa de parte da equipe foi necessária para adequar a fábrica à atual demanda, pois a produção do Spacefox foi interrompida. Como há apenas a Amarok nas linhas os trabalhadores ficariam ociosos – e eles serão requisitados quando o novo modelo começar a ser produzido: “[A suspensão] foi acordada até o início de produção da pré-série da Tarek, estimada para o fim do ano”.

 

Em Córdoba, onde a VW argentina produz transmissões, a produção segue normal.

 

Foto: Divulgação.