AutoData - Cummins conecta motor às nuvens
Motores
24/04/2019

Cummins conecta motor às nuvens

Imagem ilustrativa da notícia: Cummins conecta motor às nuvens
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – A Cummins apresenta na Automec 2019, principal feira dedicada ao setor de autopeças da América Latina, uma solução de telemetria que promete garantir aos frotistas menor tempo de parada aos seus caminhões – ao menos no que se refere aos motores. Ao conectar um motor eletrônico às nuvens digitais, aliado a um serviço de telemática, o Cummins Connected Diagnostics transmite instantaneamente os principais dados do sistema do motor e do GPS – que podem ser acessados, inclusive, por um smartphone.

 

Antonio Almeida, que assumirá nas próximas semanas a diretoria de filtros para a Cummins na América Latina, contou que o serviço pode prever possíveis paradas do veículo para manutenção, além de detectar com exatidão a necessidade de manutenções preventivas. E, no caso de algum defeito, indica as possibilidades que geram este mau funcionamento.

 

“Todos os nossos motores estão aptos a se conectar ao sistema. Fechamos parceria com a Geotab, mas estamos em negociação com outros provedores de telemetria para ampliar o alcance”, disse, destacando que, por parte da Cummins, a solução é gratuita.

 

Segundo o executivo o serviço não gera conflitos com os programas de manutenção das montadoras. Ao contrário, trabalha em conjunto com eles. “Facilita o diagnóstico”.

 

Por monitorar o sistema durante todo seu funcionamento, o serviço apresentado pela Cummins na Automec auxilia, também, no desenvolvimento de novos produtos da companhia.

 

Foto: Divulgação.