AutoData - VWCO finaliza entregas ao Caminho da Escola
Empresa
26/04/2019

VWCO finaliza entregas ao Caminho da Escola

Imagem ilustrativa da notícia: VWCO finaliza entregas ao Caminho da Escola
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – Até o fim de agosto a Volkswagen Caminhões e Ônibus deverá entregar os últimos dos 3,4 mil ônibus vendidos por meio do Caminho da Escola, programa promovido pelo governo federal para oferecer ônibus escolares à população carente. Nesta oitava fase, em que foram licitadas 6 mil unidades, a companhia conseguiu ter direito a fornecer mais da metade dos chassis contratados.

 

“Conseguimos vender todos os chassis da cota a qual tínhamos direito”, afirmou Jorge Carrer, gerente executivo de vendas e ônibus da VWCO. “Foi um trabalho muito árduo, tivemos meses muito agitados”.

 

Segundo Carrer as licitações do Caminho da Escola possuem uma particularidade: dão o direito às prefeituras adquirirem os ônibus, mas são elas que definem os modelos. Aí a companhia precisa fazer o trabalho de convencimento.

 

Os 3,6 mil veículos vendidos são dos modelos especialmente configurados Volkswagen ORE1, ORE3, sigla para Ônibus Rural Escolar, e o ONUREA Piso Alto, Ônibus Escolar Acessível. Têm como base os chassis Volksbus 8.160 ODS, Volksbus 15.190 ODR e o Volksbus 8.160OD, todos produzidos em Resende, RJ.

 

A VWCO calcula que até o fim do ano passado forneceu 18 mil chassis para o Caminho da Escola, de um total de cerca de 40 mil unidades licitadas desde 2007, primeiro ano do programa. A expectativa agora é a de uma nova licitação – que poderá vir ainda em 2019, de acordo com Carrer.

 

“Algumas audiências com o corpo técnico do FDNE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, operador do programa e vinculado ao MEC, Ministério da Educação] foram feitas este ano e estamos tranquilos e confiantes de que o programa vai continuar. Estão preparando uma nova fase de licitação, que esperamos ainda para 2019.”

 

Foto: Divulgação.