Ritmo das fábricas argentinas segue em baixa

Imagem ilustrativa da notícia: Ritmo das fábricas argentinas segue em baixa

São Paulo – A produção de veículos na Argentina em maio chegou a 30 mil 280 unidades, 35,3% menos do que o volume produzido pelas fábricas instaladas naquele país em maio do ano passado. De acordo com dados divulgados pela Adefa na quarta-feira, 5, a produção argentina no acumulado do ano foi de 137 mil 266 unidades, o que representa uma queda de 32,5% na comparação com a produção nos cinco primeiros meses do ano passado.

 

O balanço da associação mostrou que as exportações, por outro lado, apresentaram crescimento na comparação mensal. Em maio, foram embarcados 21 mil 834 veículos, alta de 1,9%. No acumulado do ano, no entanto, o saldo das exportações ficou negativo: as fabricantes enviaram para outros mercados 90 mil 285 veículos, volume 8,5% menor do que o registrado nos cinco primeiros meses de 2018.

 

Segundo Luis Fernando Peláez Gamboa, presidente da associação, o plano recente de incentivo às vendas, o Plan Juni0km, deverá aquecer o setor e melhorar os indicadores do mercado automotivo. As vendas de veículos ao atacado, no país, chegaram a 27 mil 947 unidades, queda de 1,8% ante maio do ano passado. No acumulado do ano, o volume foi de 150 mil 566 unidades, queda de 59% na comparação com igual período no ano passado.

 

Foto: Divulgação.