AutoData - Descontos do governo levantam mercado argentino
Mercado
02/08/2019

Descontos do governo levantam mercado argentino

Imagem ilustrativa da notícia: Descontos do governo levantam mercado argentino
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – Os efeitos dos descontos para o consumidor na compra de veículos zero quilômetro promovidos por esforço conjunto do governo argentino com a indústria automotiva local começaram a aparecer nos resultados de julho, o segundo melhor mês em vendas de 2019 – ficou atrás apenas de janeiro que, naquele país, costuma apresentar, tradicionalmente, volumes mais elevados.

 

Segundo a Acara, entidade que representa as concessionárias, os emplacamentos cresceram 36,8% em julho na comparação com junho, com 49,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus vendidos. Foi o segundo mês de vigência do plano, que começou com o nome de Juni0KM, foi prorrogado para Juli0KM e, agora, segue como Agost0KM.

 

Na comparação com julho de 2018, porém, as vendas caíram 26,4%. Também é negativa a comparação dos acumulados dos anos, que apresentou volume de licenciamentos 47,4% menor, com 299,1 mil unidades comercializadas.

 

No fim do mês passado o governo decidiu manter o programa de incentivos, desembolsando mais 1 bilhão de pesos, em torno de R$ 86 milhões – que se soma ao 1,1 bilhão de pesos já aplicado nos dois primeiros meses. Tanto a Adefa, entidade que representa as montadoras, quanto representantes do governo estão satisfeitos com os resultados e acreditam que a medida permitirá a venda de 30 mil unidades a mais do que a projeção inicial para o ano – que, até hoje, não foi divulgada de forma oficial, mas que executivos do setor afirmam rondar na casa das 450 mil a 500 mil unidades.

 

Em julho a Toyota foi a líder em vendas de automóveis e comerciais leves, seguida por Volkswagen e Renault. No acumulado do ano o pódio muda: Volkswagen na liderança com Renault na segunda posição e Toyota como a terceira mais vendida.

 

O ranking de modelos de julho traz a Toyota Hilux na liderança, seguida por Chevrolet Onix e Toyota Etios. No janeiro a julho a liderança também ficou com a Hilux, a vice com o Onix e a terceira posição com o Ford Ka.

 

Foto: Divulgação.