AutoData - Nivus, o primeiro Volkswagen do Brasil para o mundo
Lançamento
28/05/2020

Nivus, o primeiro Volkswagen do Brasil para o mundo

Imagem ilustrativa da notícia: Nivus, o primeiro Volkswagen do Brasil para o mundo
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – Em uma transmissão online, ao vivo, da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, para diversos países da América Latina e Europa a Volkswagen apresentou na quinta-feira, 28, o Nivus, cupê urbano desenvolvido pela equipe brasileira e que será produzido, também, na Espanha. A revelação das linhas do modelo sem disfarces foi a única grande novidade do dia: versões, preços e mais pormenores foram guardados para outra ocasião.

 

Com 4m 266 mm de comprimento, 1m 757mm de largura, 1m 493 de altura e 2m 566mm de entreeixos, o Nivus, segundo o vice-presidente de vendas e marketing Gustavo Schmidt, “estará posicionado em preço na faixa de entrada dos SUVs, um pouco acima dos hatches e sedãs premium”.

 

Traz sob o capô exclusivamente o motor 200 TSI, 1.0 flex com três cilindros, que, aliado à transmissão automática de seis marchas, desenvolve até 128cv, nos cálculos da Volkswagen. Itens de segurança comuns em modelos de faixa de preço superior, como o ACC, controle adaptativo de velocidade, e o AEB, frio automático de emergência, estão disponíveis na gama – ainda não se sabe se só na versão Highline, topo de linha, ou se de série. Outra grande inovação é o sistema de infotainment VW Play, também criação da equipe regional.

 

 

“Desde o ano passado estamos trabalhando mais forte na nacionalização de peças e o VW Play é um grande exemplo deste nosso esforço”, afirmou o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si. “Antes o sistema era inteiramente importado da Europa. Agora é produzido no Brasil, ainda com alguns componentes importados”.

 

Como Di Si adiantou na Live AutoData uma pré-venda do Nivus, em ambiente digital, será aberta nos próximos dias – e os clientes deste primeiro lote terão condições vantajosas. O DDX, sistema de vendas digital desenvolvido pela companhia por aqui, será um grande aliado nas vendas do Nivus.

 

As primeiras entregas, de acordo com Schmidt, serão feitas no início do segundo semestre – o modelo entra na linha de produção daqui a duas semanas. A Argentina será o primeiro destino do modelo fabricado na Anchieta, ainda este ano. A partir do primeiro semestre de 2020 outros mercados latino-americanos começam a receber o Nivus.

 

E a fábrica de Pamplona, na Espanha, produzirá o Nivus europeu a partir do segundo semestre de 2021.

 

 

Foto: Divulgação.