São Paulo – A linha 2021 do Volkswagen T-Cross, o automóvel mais vendido do mercado brasileiro no mês passado, começará a chegar às concessionárias nas próximas semanas. E os vendedores, aqueles que estão na linha de frente com o cliente, tiveram papel fundamental na estratégia adotada pela companhia de simplificar de trinta para doze as suas configurações – e todas elas terão a central multimídia VW Play, que estreou no Nivus.
A simplificação do portfólio não é novidade na Volkswagen do Brasil. Há alguns anos a linha Fox foi reduzida em 90% e as vendas cresceram. O Nivus é um exemplo extremo: apenas duas versões, três configurações. Na linha 2021 do T-Cross são quatro as versões: 200 TSI manual, R$ 91,7 mil, 200 TSI automático, R$ 99,1 mil, Comfortline 200 TSI, R$ 112,1 mil, e Highline 250 TSI, R$ 120,6 mil. A elas se juntam pacotes de opcionais que incluem teto solar, sistema park assist e sistema de som Beats.
“Fizemos pesquisas com clientes, ouvimos vendedores e buscamos quais eram as versões mais procuradas”, disse Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing. “Movemos alguns itens para outros pacotes e o resultado foi esse line-up ótimo, com doze combinações.”
O VW Play, a grande novidade da linha, é o mesmo do Nivus, com sua tela de 10 polegadas em alta definição, sensível ao toque, que interage com outra tela de 10 polegadas no papel de painel de instrumentos, à frente do motorista. A loja de aplicativos também está disponível – as únicas diferenças com relação ao Nivus são é a interação com itens exclusivos do T-Cross, como o assistente de estacionamento e a função de modo de condução.
Os clientes do T-Cross têm à sua disposição sete cores e possibilidade de modelos bicolor, com o teto pintado em preto ou cinza – exclusividade para a versão Highline.
Mais adiante a Volkswagen divulgará seus planos para o público PcD. Segundo Schmidt ainda há pedidos da versão Sense na fila da linha de produção em São José dos Pinhais, PR – a versão respondeu por 65% das vendas do modelo em julho, quando liderou o mercado: “Finalizando essa demanda colocaremos no mercado o PcD para a versão 2021”.
Segue alta a régua de expectativa de vendas para o modelo. O presidente Pablo Di Si considera, até, uma possível dobradinha com o Nivus na primeira e segunda colocação do mercado: “Por que não? Temos equipe competente que desenvolveu modelos pensando no consumidor brasileiro. O T-Cross foi o primeiro SUV a liderar as vendas do mercado. Essa dobradinha é possível”.
De acordo com ele em julho boa parte do volume atendeu a pedidos feitos ainda antes da pandemia pelo público PcD.
Foto: Divulgação.