São Paulo – Fabricantes de máquinas agrícolas buscam alternativas para reconquistar as vendas perdidas nas tradicionais feiras do agronegócio, suspensas este ano por causa da pandemia da covid-19. Os eventos presenciais, que reúnem milhares de pessoas, deram lugar aos digitais, mais modestos e nem por isso menos lucrativos. A Caterpillar e a John Deere, por exemplo, apostaram em ações remotas que resultaram na venda de centenas de máquinas.
A Caterpillar, em parceria com seu concessionário Sotreq, realizou duas lives no Youtube, uma espécie de show de ofertas, que receberam quase 20 mil visitantes – e por ali começaram mais de seiscentas negociações, segundo Alex Pereira, gerente de marketing da Sotreq:
"A taxa de fechamento desses negócios após o evento ficou acima de 50%. As vendas envolveram máquinas novas, seminovas, geradores, peças e serviços. Foi um resultado que nos surpreendeu após lançarmos esse novo formato de evento no meio da pandemia".
A John Deere desenvolveu, durante a pandemia, um site que é considerado um hub interativo, o John Deere Conecta. Lançado em maio, apresenta aos clientes ofertas exclusivas, como nas feiras presenciais. Segundo Cristiano Correia, diretor de marketing da empresa para a América Latina, o formato de negócio chegou para ficar e os resultados, até agora, foram bastante positivos:
"Desde maio já somamos algumas centenas de máquinas comercializadas por meio dessa plataforma, que teve o seu desenvolvimento acelerado por causa da pandemia em 45 dias."
No site a companhia também consegue realizar lançamentos e ações exclusivas. Os interessados são conectados com a concessionária mais próxima para fechar a negociação.
O resultado obtido desde o lançamento do John Deere Conecta tanto agradou a companhia que o projeto será mantido após a pandemia e poderá ser exportado para outros mercado, passando por algumas adaptações, segundo Correia, que revelou a procura de executivos de outras empresas do setor para entender melhor o projeto e como foi o seu desenvolvimento.
A Caterpillar também acredita que as vendas digitais chegaram para ficar e, por isso, continuará realizando eventos online disse Alex Pereira: "Faremos ao longo do ano mais ações como essa e também estamos trabalhando para desenvolver outras iniciativas no campo digital para nos aproximarmos dos clientes".
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