São Paulo – A paralisação nas linhas de montagem nos primeiros meses da pandemia criou oportunidades para o mercado de caminhões seminovos. A SelecTrucks, rede de vendas de seminovos e usados controlada pela Mercedes-Benz, registrou aumento de 25% nas vendas de janeiro a agosto na comparação com o volume vendido no mesmo período no ano passado, puxadas por demanda de clientes que precisaram – e não encontraram – caminhões novos disponíveis nas concessionárias.
"A partir de maio detectamos um pico de demanda, um volume muito acima daquele que esperávamos para o período”, disse Luiz Pereira, gerente da SelecTrucks. “Muitos grandes frotistas perceberam aumento da demanda por transporte de carga nos clientes do agronegócio, logo precisariam de frota maior para escoar a produção. Como as montadoras pararam de produzir e houve um delay nas entregas muitos frotistas recorreram aos seminovos para atender ao excedente pontual de transporte."
Os produtores de grãos, segundo o executivo, aceleraram suas operações para aproveitar a alta do dólar, moeda que forma o preço das commodities no mercado internacional. Ele lembrou que a maioria dos pedidos por caminhões seminovos que surgiram a partir de maio foram assinados por clientes que mantêm operação na produção de soja e de milho. O transporte excedente geralmente é regido por contratos de curto prazo, disse Pereira, e a compra do veículo seminovo torna-se atrativa nos cálculos de custos do transportador.
Os 25% de crescimento registrados correspondem a um volume formado por 1 mil 70 unidades de janeiro a agosto de 2020, frente a 854 unidades do mesmo período do ano passado. Na avaliação mensal o crescimento foi de 40%, com 175 caminhões usados vendidos em agosto deste ano comparados às 125 unidades deste mesmo mês de 2019.
Criada em 2013 a SelecTrucks desempenha papel de importância tática dentro da operação Mercedes-Benz. Mostra-se como oportunidade de fazer negócios com veículos desmobilizados por grandes frotistas, que os apresentam como parte de entrada para compra de veículos zero quilômetro em processos de renovação de frota. Esta modalidade de negócio, hoje, representa 70% dos negócios fechados na SelecTrucks. Os 30% restantes são negócios fechados no modo varejo, sobretudo com autônomos.
A empresa mantém rede formada por nove lojas: Mauá, Limeira e Santos, SP, Betim, MG, São José dos Pinhais, PR, Novo Hamburgo, RS, Içara, SC, Fortaleza, CE, e Cuiabá, MT. No fim do mês será aberta nova unidade em Recife, PE.
Também para outubro está programada a primeira loja de seminovos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Limeira, SP, a Volkswagen Confia. Com área construída de 300 m² a revendedora terá espaço para expor mais de vinte veículos ao mesmo tempo em showroom. Localizada na rodovia Anhanguera a loja ficará ao lado das futuras instalações da concessionária Cotali Caminhões e Ônibus.
Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços, o novo serviço VWCO dará mais suporte às operações de seminovos da rede de concessionárias. A marca tem mais de 140 pontos de atendimento no Brasil. Além da loja haverá um site da Volkswagen Confia no qual os clientes negociarão a compra e venda de caminhões e ônibus.
Foto: Divulgação.