São Paulo — A Schaeffler está pronta para atacar o mercado de reposição em 2021, para o qual projeta possibilidade de crescimento de dois dígitos em termos de receita. Para alcançar o objetivo a companhia executa planejamento específico para pontos de representação de seus produtos e ações de marketing digital para atrair reparadores ao seu catálogo.
"O momento é favorável ao mercado de reposição, que historicamente tem se mostrado assim quando há certa diminuição das demandas no mercado OEM", disse Rubens Campos, vice-presidente de aftermarket automotivo na América do Sul. "A manutenção dos veículos é algo que neste momento ganha força e isso acirra a competição no ponto de venda."
A briga por espaço de exposição nas lojas é visto como estratégico para as empresas que exploram o aftermarket, à medida que maior visibilidade dos produtos e das marcas pode determinar o fechamento de pedidos de vendas. Nesse sentido, disse Campos, a empresa aposta no conceito top of mind, termo utilizado em marketing para as marcas que são lembradas pelo consumidor no momento da compra.
"Temos feito trabalho com influencers do mercado de reposição e trabalhado com plataformas digitais para estreitar as relações com os reparadores", ele contou. Em julho, por exemplo, lançou plataforma online de conteúdo para distribuidores, por meio da qual se acessa as informações técnicas dos componentes Schaeffler.
No campo do OEM a empresa percebeu certa diminuição de volume para a indústria a partir de março, quando se intensificaram no País os efeitos da pandemia da covid-19 sobre a economia, com fechamento de lojas e paralisação das linhas de produção no setor automotivo. A empresa não comentou o quanto caiu o volume, mas foi o suficiente para que houvesse um direcionamento importante dos esforços nos planos comerciais para a reposição.
"As demandas para o agronegócio foram aquelas que de alguma forma mantiveram os negócios no OEM, uma vez que a indústria de automóveis e veículos comerciais viveram retração."
Afora o setor automotivo, que inclui também veículos fora de estrada, a Schaeffler fornece componentes para o setor industrial.
A companhia chegou a suspender as atividades que mantém em fábrica instalada em Sorocaba, SP, durante março. Em abril algumas áreas foram retomando a produção aos poucos com redução da jornada de trabalho em 33%, o que, na prática, segundo Campos, representou operações realizadas em quatro dias por semana. Há um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos local para que o ritmo seja esse até o fim de novembro.
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