São Paulo – Os caminhões Actros F, versão de entrada apresentada pela Mercedes-Benz Trucks à imprensa da Europa na quarta-feira, 23, e que rodarão nas estradas da Europa, têm toque brasileiro: uma cabine, com área externa mais baixa e menor área frontal, se comparada à cabine do Actros europeu, foi desenvolvida por equipe de engenharia brasileira como uma solução para o extrapesado vendido por aqui. Agradou tanto que o projeto foi exportado e ela será produzida e vendida também lá e em outros mercados.
É a primeira vez que um projeto brasileiro é exportado para a Europa dentro do Grupo Daimler. A medida, porém, vem se tornando rotina: o Nivus, desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, será produzido também na Europa, assim como o sistema de infotainment Uconnect, da FCA, um desenvolvimento brasileiro para a operação global.
Stefan Buchner, ainda chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks – se aposenta na semana que vem, após mais de trinta anos de trabalho no Grupo Daimler –, disse que algumas peças e componentes serão importados do Brasil para a produção da cabine: “Não seria viável trazer o produto completo, mas alguns componentes são competitivos no Brasil”.
Em operações brasileiras a nova cabine chegou a proporcionar 1% de redução no consumo de diesel, segundo o vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini: “Significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano em uma frota de duzentos caminhões”.
O Actros F não foi a única novidade apresentada aos europeus: o extrapesado ganhou edição especial, Edition 2, com um apego emocional e limitada a quatrocentas unidades. Ambas chegam ao mercado a partir de janeiro de 2021.
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